Câmara reforça rede de pontos de abastecimento elétricos em Dia Europeu Sem Carros

0
22

A Câmara Municipal da Horta assinalou, esta terça-feira, o Dia Europeu Sem Carros, com a entrada em funcionamento do segundo posto de carregamento público de veículos elétricos, no concelho, instalado na freguesia dos Cedros.
Resultado de uma parceria com a Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, e da Direção Regional da Energia, através de um contrato ARAAL de colaboração celebrado com o Município da Horta, o posto de carregamento tem capacidade para duas viaturas e foi instalado, naquela freguesia, no sentido de promover a utilização de energias amigas do ambiente, no circuito turístico de ilha.
“As energias alternativas e amigas do ambiente vão assumir uma importância cada vez maior no futuro e, neste momento, já estão a ser negociados pacotes de investimento, nesta área, afetos aos próximos fundos europeus”, referiu, na ocasião José Leonardo Silva, para explicar que esta é uma linha de investimento que a Câmara Municipal da Horta quer prosseguir, em defesa do investimento realizado numa ilha onde o “Ambiente é a nossa qualidade”.
Neste sentido, acrescentou, a Câmara Municipal vai avançar não apenas na promoção da mobilidade elétrica, mas igualmente ao nível da eficiência energética, com a intervenção prevista a breve trecho na Piscina Municipal, a representar um potencial de redução energético na ordem dos 50 por cento.
“Esta intervenção garante a sustentabilidade energética daquela infraestrutura e a dependência excessiva de combustíveis fósseis “, afirmou o autarca, realçando a importância destas medidas para a promoção da qualidade ambiental do concelho da Horta.
O ponto de abastecimento elétrico, instalado em frente ao Polivalente dos Cedros, vem complementar o já existente no Largo do Bispo D. Alexandre, na cidade da Horta, tendo sido anunciado em junho, aquando da realização do “Presentes no Concelho”, naquela freguesia.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO