Campanha Limpa(a)fundo permitiu enviar 102 quilos de vidro para reciclagem

0
16

No passado sábado o Observatório do Mar dos Açores (OMA) e a Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores (APEDA) voltaram a pôr de pé a campanha Limpa(a)Fundo, que decorreu na baía da Horta, desta vez junto ao edifício da Marina.

A iniciativa envolveu mais de 120 voluntários, entre mergulhadores com escafandro, apneistas, caiaquistas, voluntários em terra e no apoio aos mergulhadores com embarcações.

Inicialmente, havia a ideia de que, naquela zona, não existiriam tantos resíduos como junto ao porto comercial e à zona onde estão os barcos de pesca, onde se fizeram limpezas em anos anteriores. No entanto, assim que os mergulhadores entraram na água foi possível concluir que esta ideia estava errada, já que a quantidade de lixo recolhida foi idêntica à de anos anteriores. De acordo com Carla Dâmaso, do OMA, foi possível recolher 120 quilos de vidro, 130 quilos de metal, 62 pneus e 233 quilos de lixo indiferenciado.

blank

Em 2013 a grande novidade da campanha foi o esforço para enviar vidro para reciclagem. Quando saem da água, as garrafas vêm cheias de areia e sujidade, o que faz com que não possam ser valorizadas pela reciclagem. Este ano, no entanto, a organização preparou uma zona onde os voluntários estiveram a lavar o vidro recolhido, e graças a esse trabalho foi possível enviar 102 quilos de vidro para reciclar. Quanto ao plástico que é recolhido, a sua grande maioria não está em condições de ser enviada para reciclagem (apenas dois quilos de plástico puderam ser reciclados).

Nesta iniciativa, destaque para a grande quantidade de crianças e jovens a participar, já que a recolha de lixo é apenas um dos objetivos desta iniciativa, que visa, sobretudo, sensibilizar a população para a importância de manter a baía limpa.

A campanha Limpa(a)fundo realizou-se no Dia Nacional do Mar, integrada na iniciativa global Clean Up the World e, pela primeira vez este ano, na Semana dos Resíduos dos Açores, que em 2013 contou com a sua quarta edição.

blank