Campanha SOS Cagarro 2017 já arrancou

0
18
DR

DR

A campanha SOS Cagarro 2017 já arrancou em todas as ilhas do arquipélago e estará ativa até 15 de novembro

Desde 1995 que se realiza, durante os meses de outubro e novembro, a Campanha SOS Cagarro em todo o arquipélago e este ano não é exceção. Esta iniciativa já está a decorrer e tem como objetivo conservar estas aves marinhas e promover a participação pública em eventos de sensibilização e educação ambiental.
Durante estes meses, os cagarros juvenis começam a abandonar os ninhos e ficam desorientados ao serem atraídos pelas luzes artificiais fortes podendo cair em locais de risco de atropelamento.
Por essa razão dezenas de brigadas percorrem as estradas dos Açores a fim de ajudar cagarros caídos que, depois de anilhados, são libertados durante o dia junto ao mar a fim de iniciarem a sua primeira migração anual para os mares do Atlântico Sul ou para as zonas produtivas do Atlântico Noroeste.
Este ano as brigadas científicas SOS Cagarro darão continuidade à metodologia adotada no ano passado com o intuito de recolher informação com relevância científica.
Pretende-se ainda que o SOS Cagarro se assuma também como uma atividade participativa de ecoturismo, através de ações inclusivas de conservação ambiental.
Para tal, os agentes turísticos da Região estão a ser sensibilizados para divulgarem esta iniciativa, permitindo assim que os turistas possam participar ativamente na campanha e contribuir para a proteção desta ave marinha.
O SOS Cagarro é uma iniciativa do Governo dos Açores, através das direções regionais dos Assuntos do Mar e do Ambiente, operacionalizada pela Azorina e pelos Parques Naturais de Ilha, contando com o apoio e a parceria de dezenas de entidades e instituições.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO