Carlos Ferreira realça a importância do Porto da Horta na abertura da ShowMar – Feira do Mar dos Açores

0
52
DR/PSD
DR/PSD

No arranque oficial da ShowMar – Feira do Mar dos Açores, que decorre na Cidade da Horta entre os dias 08 e 12 de dezembro, o Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, começou por destacar a iniciativa, a qual “servirá de precursora para outras que o Município pretende organizar e promover, designadamente, a Feira Internacional do Mar e a Feira Gastronómica de Peixes e Mariscos”.

Relembrando a importância estratégica do Porto da Horta e a sua relevância para o futuro da ilha do Faial, Carlos Ferreira pretende a sua requalificação, no entanto, não quer que se repitam os erros graves cometidos na construção do molhe norte.

“Queremos um investimento devidamente estudado, que não condicione para sempre o futuro e que potencie o desenvolvimento de todas as suas valências e atividades, designadamente a navegação transatlântica, transporte de carga e passageiros, pesca, náutica de recreio internacional, atividades marítimo-turísticas, desportos náuticos e apoio à investigação científica”, referiu.

O Presidente do Município salientou, ainda, na sua intervenção, a necessidade de dotar o Porto da Horta de um espaço que permita a instalação de empresas vocacionadas para a reparação naval, “potenciando-se assim a criação de riqueza e de emprego, enriquecendo o porto e a ilha com uma das mais nobres áreas da indústria da construção”.

A finalizar, Carlos Ferreira evidenciou o importante papel da Escola do Mar dos Açores, instituição que “funcionará como instrumento fundamental na formação e na qualificação de recursos humanos, especialmente jovens, para as atuais e para as novas profissões da economia do mar”.

Até ao próximo dia 12 de dezembro decorrerão na Escola do Mar dos Açores diversas ações
destinadas à promoção dos produtos e subprodutos do mar e do peixe dos Açores, fazendo jus à vocação marítima do Faial no contexto regional, nacional e internacional.