Casa dos Botes inaugurada a 7 de Julho

0
8

As previsões meteorológicas obrigaram a um novo adiamento da inauguração da Casa dos Botes no Porto do Comprido, freguesia do Capelo.

De acordo com a organização, pretende-se com a inauguração da “Casa dos Botes”, no Porto do Comprido, para além de marcar o momento de abertura de uma infra-estrutura que promove o conhecimento e reabilitação do património baleeiro, homenagear todos os homens e suas famílias que exerceram esta actividade nesta ilha.

“Neste contexto e porque a melhor e mais sentida homenagem que pode ser feita é a evocação da memória e a demonstração da reabilitação do património herdado, pretende-se que o momento seja valorizado pela realização de uma regata de botes baleeiros, com todo o simbolismo que marcava o “arriar” dos botes e o regresso a terra no Porto do Comprido, uma das estações baleeiras mais importantes dos Açores, antes de 1957, ano do Vulcão dos Capelinhos” – frisa a organização.

Pelo mencionado e na sequência da previsão de condições meteorológicas adversas para o próximo dia 16 de Junho, dia previsto para a realização do que se pretende seja uma justa homenagem, inauguração e todo o programa associado será alterada  para o próximo dias 6 e 7 de Julho.

Esta data resulta do facto de esse ser o único momento disponível no calendário das regatas 2012.

Independentemente das condições meteorológicas que venham a ocorrer nessa data e porque a mesma corresponde à única disponível no calendário das regatas de botes baleeiros do triângulo, o momento não será objecto de adiamento, atenta a necessidade de abrir o público o espaço recuperado, que se pretende seja também uma valência de apoio ao turismo.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO