Casas dos Açores recebem 300 livros de temática Açoriana

0
24

A Vice-Presidência do Governo dos Açores vai distribuir 300 exemplares de 15 obras de temática Açoriana pelas 16 Casas dos Açores sediadas na Bermuda, Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, Uruguai, Portugal Continental e Madeira.

Os livros, que são adquiridos e disponibilizados através da Direção Regional das Comunidades, irão integrar as bibliotecas próprias das Casas dos Açores, enriquecendo o espólio literário destas instituições no que respeita a obras de temática açoriana ou de autores Açorianos e Açordescendentes.

Desta lista de livros fazem parte obras como “Poesia II (1950-1959)”, de Vitorino Nemésio, os “Contos d’América”, de Álamo Oliveira, “Muito Mais do Que Saudade”, de Joel Neto, ou “Caminhos do Divino”, de Lénia Nunes, entre outros.

A oferta destas obras irá ainda permitir manter e reforçar o legado de origem açoriana nas Casas dos Açores e nas comunidades de emigrantes açorianos e seus descendentes das respetivas áreas geográficas, aproximando as mesmas à Região e ao que nela é produzido em termos literários.

Alguns dos exemplares adquiridos integrarão também as bibliotecas da Direção Regional das Comunidades em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta, ficando posteriormente disponíveis no Catálogo Digital da Bibliografia Geral da Diáspora Açoriana, projeto que juntará mais de 500 obras dedicadas às temáticas da emigração e imigração, bem como livros escritos por autores açorianos radicados na Diáspora, que fazem parte do espólio existente nas referidas bibliotecas.

A Vice-Presidência do Governo dos Açores tem apostado no reforço da aproximação entre a Região e a sua diáspora, estreitando cada vez mais as relações entre as duas partes nas áreas cultural, económica, empresarial ou turística, entre outras.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO