ASR – Um novo caso e uma recuperação no Faial

0
100
DR
DR

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 48 novos casos positivos de covid-19, sendo 41 em São Miguel, cinco em São Jorge, um na Terceira e um no Faial, decorrentes de 1.593 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região.

No Faial há um novo caso na Feteira, ligado à cadeia pré-existente na Horta.

Em São Miguel, todos os casos correspondem a transmissão comunitária. Por concelhos, a Lagoa regista quatro novos casos, o concelho de Ponta Delgada regista 19 novos casos, o concelho de Vila Franca do Campo regista oito novos casos, a Povoação regista três novos casos, e no concelho da Ribeira Grande foram registados sete novos casos.

Em São Jorge, há um novo caso ainda por aferir e outros quatro novos casos ligam-se à cadeia de transmissão local primária anteriormente identificada. No decurso da investigação epidemiológica foi determinada a ligação entre casos positivos da ilha de São Jorge e elementos da cadeia de transmissão local existente no concelho da Horta, ilha do Faial. Assim, a cadeia em referência passa a ser partilhada entre as ilhas de São Jorge e Faial.

Na Terceira o caso agora diagnosticado no concelho de Angra do Heroísmo, na freguesia de São Pedro, decorre da transmissão Comunitária.

Também nas últimas 24 horas foram registadas 58 recuperações, sendo 41 em São Miguel, nove na Terceira, quatro em Santa Maria, duas no Pico, uma em São Jorge e uma no Faial.

À data de hoje estão internados 13 doentes, sendo nove no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (um em UCI) e quatro no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo (com um em UCI).

No decurso da investigação epidemiológica, foi verificado que em São Miguel, um caso positivo inicialmente alocado ao concelho de Ponta Delgada, freguesia da Fajã de Cima, se encontra a residir no concelho da Ribeira Grande, na freguesia de Rabo de Peixe, pelo que os dados plasmados no quadro em anexo espelham a referida alteração.

Um caso positivo identificado no concelho de Ponta Delgada, após devida verificação, veio a revelar-se como um falso positivo, deixando por este motivo de constar nos casos ativos.

O arquipélago regista presentemente 533 casos positivos ativos, sendo 427 em São Miguel, 65 na Terceira, 24 no Faial, nove em São Jorge, quatro em Santa Maria e quatro no Pico.

Estão ativas sete cadeias de transmissão local primária, sendo duas no Pico, duas em São Jorge, duas em Santa Maria e uma agora partilhada entre Pico e Faial. Até ao presente foram extintas 223 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 1.552 pessoas.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.169 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 7.441 pessoas, faleceram 38, saíram do arquipélago 89 e 68 apresentaram prova de cura anterior.

Até ao presente realizaram-se 660.662 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2 que causa doença covid-19.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 9 de agosto, foram vacinadas nos Açores 155.446 pessoas com a primeira dose (65,7 por cento) e 145.691 com vacinação completa (61,6 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO