CDS-PP Açores pretende estudar modelos alternativos de transporte de mercadoria

0
19
DR
DR

O Grupo Parlamentar do CDS-PP propõe ao Governo Regional a realização de um estudo de
viabilidade económica, de diferentes modelos de transporte marítimo de mercadorias, que
contemple o transporte do Continente para os Açores e a distribuição e transporte de carga inter-ilhas.A iniciativa foi apresentada na passada quinta-feira pelo deputado Rui Martins, que declarou que “a economia açoriana está estrangulada pelos transportes, sucedendo-se as queixas dos nossos empresários sobre as dificuldades que sentem quanto ao escoamento dos produtos da pesca, da agricultura e da pecuária, bem como quanto aos atrasos verificados na mercadoria vinda do Continente. Seja por falta de capacidade de carga, porque os horários não estão devidamente articulados, ou porque simplesmente o navio não vem”.

O CDS-PP entende, por isso, ser pertinente “avaliar modelos alternativos que possam tornar a operação economicamente mais vantajosa, nomeadamente resolvendo as questões logísticas das mercadorias”. Rui Martins mencionou ainda os custos demasiado elevados que derivam da operação de cabotagem insular, acrescentando que “também o transporte e distribuição de carga inter-ilhas pode ser um fator de desenvolvimento da economia regional, potenciando os negócios com empresas locais que poderão ser, por esta via, tão competitivas como qualquer outra empresa do Continente”.

“De pouco ou nada servem todos os subsídios, apoios e incentivos quer ao escoamento dos
produtos açorianos, quer à importação de fatores de produção, se a rede de transportes não for capaz de dar garantias de uma resposta eficiente. Um bom modelo de transporte de mercadoria é seguramente o investimento com maior retorno para a economia da Região”, defendeu o deputado.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO