CDS-PP congratula-se com rede de radares meteorológicos nos Açores

0
31
DR

O Grupo Parlamentar do CDS-PP congratula-se porque a rede de radares meteorológicos nos Açores, que tem sido desde há muito reivindicada pelo CDS-PP, virá a ser em breve uma realidade.
Os deputados falavam em reação aos mais recentes desenvolvimentos sobre o processo de
aquisição de radares meteorológicos para as Flores e São Miguel, conforme anunciados nesta quinta-feira pelo Governo Regional dos Açores.
“O CDS-PP tem um património político na reivindicação de uma rede de radares meteorológicos para a nossa Região”, afirmou o deputado Rui Martins, recordando que “há mais de uma década que lutamos para que seja uma realidade, com propostas apresentadas na Assembleia Regional e inclusivamente com propostas apresentada em sede de Orçamento do Estado”.
Rui Martins afirmou que “o CDS-PP nunca baixou os braços quando o Radar de Santa Bárbara na Ilha Terceira foi inexplicavelmente encerrado, e defendeu sempre que, além do Radar de Santa Bárbara, seria necessário instalar outro radar na ilha das Flores e outro na ilha de São Miguel, de modo a cobrir integralmente o nosso arquipélago”.
Numa Região como a nossa, sujeita a fenómenos meteorológicos adversos como furacões, as infraestruturas de previsão meteorológica são instrumentos centrais na definição de um
competente processo de combate e mitigação de danos, dando aos serviços de proteção civil a possibilidade de se anteciparem em relação a esses mesmos fenómenos e atuar preventivamente na salvaguarda de pessoas e bens.
De acordo com o que foi anunciado pelo Governo Regional, os equipamentos a instalar nas Flores e em São Miguel terão a mesma qualidade que o Radar de Santa Bárbara na Ilha Terceira, prevendo-se que a localização do radar em São Miguel fique definida até final do mês de outubro.
“Estou certo de que o que ainda faltar concertar será diligentemente tratado de modo a termos, o quanto antes, uma rede de radares meteorológicos nos Açores como o CDS-PP sempre defendeu”.
Assim, o Grupo Parlamentar do CDS-PP saúda a ação do Governo Regional dos Açores, em especial da Secretaria do Ambiente e Alterações Climáticas, pelos avanços já efetuados nesta matéria.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO