CDS-PP reivindica reposição da ligação aérea Terceira-Porto-Terceira

0
24
DR/CDS
DR/CDS

O Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores considera inaceitável que a companhia aérea pública regional Azores Airlines tenha terminado com a ligação aérea entre a ilha Terceira e a cidade do Porto.

De acordo com o deputado Pedro Pinto, “trata-se de uma ligação aérea que se iniciou a 21 de junho de 2007, inicialmente para operar durante o verão, apenas. Ao longo dos anos o CDS-PP apresentou várias propostas para que esta ligação aérea se efetuasse durante todo o ano, o que veio a ocorrer, tendo inclusivamente sido incluída nas Obrigações de Serviço Público enquanto vigoraram para a Ilha Terceira”.

Assim, o Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores apela ao Governo Regional que promova as diligências que considere necessárias para que a companhia aérea pública – SATA – reponha com a maior brevidade possível a ligação aérea Terceira-Porto-Terceira a bem do desenvolvimento harmónico do arquipélago.

“Não podemos permitir a constante tentativa de subverter a geográfica centralidade da Ilha Terceira por medidas e ações de natureza económica e administrativa para concentrar num único polo regional a fatia de leão da atividade económica regional”, declarou o deputado do CDS-PP, frisando que “fazê-lo e permitir que seja feito é subverter a natureza do nosso sistema autonómico que se deseja multipolar”.

O Programa do XIII Governo Regional reconhece que, sendo a Região Autónoma constituída por ilhas, “os transportes aéreos e marítimos são os nossos caminhos”, e tem como desígnio “melhorar o sistema de transporte e as suas estruturas”.

“Os transportes são a alavanca do nosso desenvolvimento harmonioso e sustentável enquanto região ultraperiférica e descontínua, são um fator de valorização da produção regional facilitando o seu escoamento e exportação, pelo que o Grupo Parlamentar do CDS-PP reivindica a reposição imediata da ligação aérea Terceira-Porto-Terceira”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO