Governo dos Açores disponibiliza sistema de depósito de embalagens não reutilizáveis de bebidas

0
354
DR
DR

A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas do Governo dos Açores informa que iniciou uma campanha de sensibilização e informação sobre o projeto “Sistema de Depósito de Embalagens não Reutilizáveis de Bebidas nos Açores”.

Este projeto pretende promover e aumentar a separação, reciclagem e promoção da economia circular na Região. Este será o primeiro sistema de depósito em funcionamento no país.

A partir desta semana, todos os Açorianos irão receber na sua casa um panfleto informativo com o objetivo de dar a conhecer os objetivos e funcionamento do sistema.

No âmbito da candidatura aos EEA Grants do Projeto ‘Sistema de Depósito de Embalagens não Reutilizáveis de Bebidas nos Açores’, o Governo Regional dos Açores irá instalar, no decorrer deste ano, 25 máquinas de logística reversa contemplando todos os concelhos dos Açores.

Nesse sentido, os equipamentos destinam-se a receber embalagens de bebidas de plástico (PET), metal (alumínio) e vidro com capacidade máxima até 2,5 litros, sendo atribuído um prémio ao consumidor de pelo menos 0,05€ por embalagem, que ficará em cartão e que posteriormente poderá ser levantado pelo cidadão nas lojas RIAC.

Esta iniciativa tem como parceiros as maiores embaladoras da Região, Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, a Melo Abreu e a PROMINERAL, contanto também com a cooperação da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC), bem como, com as empresas responsáveis pela recolha dos Resíduos Urbanos dos Açores, EQUIAMBI, MUSAMI e RESIAÇORES.

Com este projeto os Açores preparam-se para dar resposta aos novos desafios europeus, no âmbito da economia circular e no cumprimento das metas de valorização e reciclagem.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO