CDS quer assegurar condições em estrada de São Jorge

0
17

A deputada Catarina Cabeceiras, do Grupo Parlamentar do CDS-PP/Açores, pediu ao Governo Regional esclarecimentos quanto às garantias de segurança na obra de reabilitação e beneficiação da Estrada Regional n.º 1-2.ª entre o entroncamento de acesso ao lugar da Beira e a rotunda de São Pedro, que decorre na ilha de São Jorge.
Considerando os diversos fatores que põem em causa a sustentabilidade da via, como sejam zonas de abatimento, inclinação, textura do solo e más condições em zonas adjacentes, Catarina Cabeceiras perguntou se está incluído na empreitada um muro de suporte do lado sul e se estão previstas guardas de segurança na via. A deputada questionou ainda se está previsto um sumidouro que assegure a adequada drenagem da água, indagando também por que motivo foram arrancadas as árvores que se encontravam junto à estrada.
No entender da deputada centrista, “é fulcral que a intervenção que está a decorrer em São Jorge assegure a estabilidade necessária a uma estrada que suporta elevado fluxo de viaturas, nomeadamente trânsito pesado, uma vez que a via liga os polos urbanos e económicos dos concelhos das Velas e Calheta, com ligação à Costa Norte da Ilha. O CDS considera que em toda a Região devem ser garantidas as melhores condições possíveis nas vias fulcrais de acesso a portos, aeroportos e zonas de interesse turístico, para bem dos agentes económicos e das populações açorianas”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO