CDS quer Delegado de Turismo na Ilha Terceira

0
9

O Grupo Parlamentar do CDS Açores, por iniciativa do Deputado Alonso Miguel, entregou, esta quarta-feira, na Assembleia Regional, um Projeto de Resolução que visa a nomeação, com urgência, do Delegado de Turismo da Ilha Terceira.

Para o CDS Açores, os resultados referentes ao turismo na ilha Terceira não têm correspondido às expetativas. Segundo os indicadores disponíveis, a Terceira foi a ilha que menos cresceu no último verão IATA em termos de passageiros desembarcados e o Aeroporto das Lajes foi o único na Região a registar quebras nos meses de junho e julho de 2018, relativamente a 2017. Para além disso, em janeiro de 2019, segundo dados do Serviço Regional de Estatística, verificou-se uma quebra de 20% no número de dormidas na Terceira, relativamente a janeiro de 2018.

Em virtude dos resultados obtidos, o CDS Açores, responsavelmente, apresentou, no passado mês de março, no Parlamento Regional, um Projeto de Resolução, que foi aprovado por unanimidade, que propunha a captação de novos fluxos turísticos para o Aeroporto das Lajes, e promoveu, igualmente, durante o plenário de abril, um debate de urgência que versava sobre turismo e acessibilidades na Região.

Durante o debate de urgência promovido pelo CDS Açores, o Deputado Alonso Miguel anunciou, em face do diagnóstico feito ao nível do turismo e das acessibilidades, que o CDS Açores apresentaria, na Assembleia Legislativa, uma iniciativa para que fosse nomeado o Delegado de Turismo da Ilha Terceira, na expetativa de que esta medida pudesse representar um contributo decisivo para uma melhoria substancial na gestão do setor turístico da Região.

Às Delegações de Turismo compete propor à Direção Regional de Turismo medidas e ações que visem contribuir para o enriquecimento turístico das respetivas aéreas, prestar informações e canalizar os processos da sua competência. Compete ainda garantir um serviço de acolhimento e informação aos turistas e apoiar e coordenar a atividade dos postos de turismo que estejam na sua dependência.

A Direção Regional do Turismo compreende as Delegações de Turismo de São Miguel, Terceira e Lisboa, sendo que está previsto nos quadros regionais de ilha do pessoal em regime de função pública, tanto no quadro regional da ilha de São Miguel como no quadro regional da ilha Terceira, os respetivos Delegados de Turismo.

A iniciativa do CDS Açores lembra que a 23 de abril de 2018, em resposta a requerimento do Grupo Parlamentar do CDS, o Governo Regional confirmou que, atualmente, apenas está nomeado o Delegado de Turismo de São Miguel, conforme despacho da Secretária da Energia, Ambiente e Turismo, datado de 23 de dezembro de 2016.

No entender de Alonso Miguel, o Delegado de Turismo é um intermediário fundamental, que assume um papel decisivo na coordenação do setor e na qualificação da oferta, junto das várias entidades e agentes envolvidos.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO