CDU/Faial quer mobilizar faialenses na luta contra a Reestruturação do Sistema Regional de Saúde

0
11

A Proposta de reestruturação do Serviço Regional de Saúde (SRS) apresentada recentemente pelo Governo Regional (GR) continua a fazer correr tinta. No entender da CDU/Faial, as propostas apresentadas representam “um gravíssimo retrocesso na prestação de cuidados de saúde à população que terá graves consequências no curto e médio prazo”. A posição foi apresentada numa conferência de imprensa na manhã de segunda-feira, onde os comunistas deram a conhecer a intenção de mobilizar a população da ilha para impedir que esta reestruturação seja consumada.

De acordo com João Decq Motta, a CDU vai iniciar uma campanha junto da população local para recolher postais assinados contra a redução dos cuidados de saúde no Faial, que posteriormente serão entregues ao Governo. 

Para a CDU/Faial, a proposta do GR tem como objectivo apenas a redução de custos na prestação de cuidados de saúde, “concentrando os serviços numa lógica economicista”, sem olhar às necessidades de cada ilha.

Os comunistas consideram, no entanto, que é através da melhoria dos cuidados primários de saúde, nomeadamente através da medicina preventiva e familiar, que se pode a obter algumas poupanças. Por outro lado, não entendem a decisão do GR de querer poupar nos serviços sem no entanto olhar para a Saudaçor, que permanece “intocada”, apesar de ser “uma das maiores fontes de despesa do SRS”, referiu Decq Motta.

Neste contexto, a CDU acusa o GR de “criar uma Região com um desenvolvimento a duas velocidades”, colocando o Faial e as restantes ilhas do Triângulo cada vez mais na “periferia”, lembrando que também o Pico, São Jorge, Flores e Corvo contam com o serviço do Hospital da Horta.

Outra das preocupações manifestadas pela CDU/Faial prende-se com o facto de nesta a proposta o GR pretender “desvalorizar o Centro de Saúde da Horta, reduzindo-o a Centro de Saúde Básico”. Com isto o Centro de Saúde da Horta perde especialidades, como os serviços de psicologia, nutrição, medicina dentária, raio X convencional ou a realização de electrocardiogramas, denunciam os comunistas.

A finalizar, a CDU/Faial contesta ainda “a retirada das especialidades de urologia, oncologia, hematologia, pneumologia e da unidade de cuidados intensivos do Hospital da Horta”, considerando esta decisão como “um retrocesso inaceitável nos cuidados de saúde”, afirmando que a mesma irá contribuir para “o progressivo esvaziamento do Faial, em termos de emprego e de capacidade de fixar população”, situação que considera inaceitável.

 

 

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!