Cedars House abriu ao público para celebrar o Dabney Day

0
59
TI/AB

TI/AB

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) promoveu, no final da tarde da passada segunda-feira, 10 de julho, o Dabney Day, uma reconstituição histórica das vivências de jardim na mítica Cedars House, que atualmente funciona como residência oficial da Senhora Presidente da ALRAA.

O Dabney Day, aberto a toda a comunidade, decorreu nos jardins da CedarsHouse, onde os visitantes puderam integrar as visitas guiadas aos jardins da residência, com diversas encenações e reproduções históricas da vivência palaciana do século XIX ao ar livre: sete quadros vivos, com encenação de Aline Despres e Anabela Morais, guiados por Vítor Rui Dores, e que contou com a participação de dezenas de figurantes vestidos a rigor para a época.
Durante as visitas foi possível admirar uma lição de piano, as hortícolas e a botânica dos jardins, o lazer dos adultos e a educação das crianças e ainda conhecer as três gerações dos Cônsules dos EUA nos Açores (John Bass Dabney, Charles William Dabney e a Samuel Willys Dabney).
O evento enquadra-se no projeto Parlamento Presente, com o intuito de aproximar o Parlamento e os cidadãos, contando com a colaboração da Associação Música Vadia e a parceria de várias entidades detentoras e proprietárias do legado da família Dabney com o objetivo de criar sinergias culturais para divulgar a história e o património imóvel da nossa cidade, tais como o Parque Natural do Faial, a ALRAA, a CMH, António Mota – presidente da Mota-Engil, o Castelinho, a Casa do Povo do Capelo, a Portos dos Açores, S.A., a Alfândega da Horta e a empresa Oceanic e SGPS, S.A.
Neste dia foi ainda lançado o Roteiro dos Dabney, que conta com o alto contributo de Hester Anna Howland e Judith Forbes Howland, netas de Rose Dabney Forbes (filha de Samuel W. Dabney) e que pretende divulgar a história da Família Dabney, assim como transportar-nos para uma época de desenvolvimento económico e social da ilha do Faial e dos Açores durante os 86 anos em que a família cá residiu. O evento Dabney Day foi uma das várias iniciativas que se irão desenvolver neste âmbito, a que se irão juntar também o lançamento de um álbum fotográfico e um teatro itinerante para os alunos do 1º ciclo. 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO