Cedros vê concluídas intervenções em rede de águas e rede viária

0
13

A Câmara Municipal da Horta (CMH), deu na passada sexta feira, dia 4 de dezembro, como concluída a intervenção realizada na freguesia dos Cedros, referente à reabilitação da  e da rede de águas, que incluiu ainda, o abastecimento de água às populações e à Cooperativa Agrícola de Laticínios da Ilha do Faial.

Esta intervenção decorreu no âmbito das empreitadas “Horta – Reabilitação da Rede Viária e Rede de Águas” e “Reforço do Abastecimento de Água ao concelho da Horta” e representa, segundo José Leonardo Silva, “um investimento sem precedentes feito nos últimos 50 anos nesta e em outras freguesias do concelho ao nível da modernização de diversas infraestruras da rede de águas e na requalificação da rede viária envolvida”. 
José Leonardo avançou que esta obra representa um investimento superior a 2,5 milhões de euros,  incluiu intervenções em nove troços de estrada, a instalação de um novo sistema de recolha e de drenagem de águas residuais e pluviais e a remodelação da rede de distribuição de águas existente”.
 
 
Para o presidente, o investimento agora concluído nesta freguesia “simboliza o final de um quadro de investimento comunitário no concelho (Proconvergência) onde a CMH revelou estar à altura dos desafios, garantindo a total execução dos seus fundos e a promoção de maior investimento local”, disse.
O autarca lembrou ainda, que neste quadro comunitário a CMH inaugurou ainda, dois novos reservatórios no concelho, que “vieram melhorar em muito a qualidade do abastecimento de água” na Feteira e Castelo Branco, está a concluir as intervenções no Bairro Mouzinho de Albuquerque, nas Angústias e na Rua do Farrobo. “Esta empreitada incidiu ainda, nas freguesias da Ribeirinha, do Salão e na via de acesso ao Parque Empresarial na cidade”, acrescentou o autarca.
O presidente adiantou também, que a autarquia está a “avançar com a avaliação de novas candidaturas ao pacote de investimentos comunitário ao abrigo do  Programa Operacional 2014-2020”.
Segundo o edil este programa vem trazer alguns “constrangimentos” à autarquia “sobretudo porque retira qualquer possibilidade de comparticipação de investimentos ao nível da melhoria da rede de estradas”, exigindo desta forma “um esforço financeiro maior sobre os orçamentos das autarquias”.
Para ultrapassar esta dificuldade o presidente delineou uma estratégia que passa pela aquisição de uma Central de Asfalto que “possibilite com meios e recursos próprios cooperar com as freguesias na resolução imediata de algumas situações”, afirmou.
José Leonardo Silva revelou ainda, que para 2016, a CMH pretende arrancar com as obras de requalificação da Rua Cônsul Dabney e proceder ao lançamento da empreitada da 1.ª fase da frente mar da cidade da Horta e das obras de reabilitação do Mercado Municipal.
Na ocasião também o presidente da Junta de Freguesia dos Cedros, se mostrou satisfeito com a conclusão dos trabalhos, salientando que “esta obra era uma aspiração da autarquia que vem já do mandato anterior”.
“Hoje assinalamos o Dia de Freguesia dos Cedros e como não tínhamos preparada nenhuma cerimónia, temos assim a inauguração desta intervenção que resulta de um esforço que já vem do mandato da junta anterior”, referiu Vítor Vargas.
O presidente da junta dos Cedros vê assim “mais uns troços de estrada reabilitados” na freguesia, lembrando a este respeito, “que existem outras tantas que se encontram ainda danificadas”. No entanto, o autarca  tem a esperança que “nos próximos anos consigam abreviar estes problemas e ter mais investimentos na nossa ilha que e é o que nós queremos”, disse Vítor Vargas.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!