Centenário da Travessia do NC4 – Presidente da Câmara recebido pelo Cônsul dos Estados Unidos da América nos Açores

0
21
DR/CMH

O presidente da Câmara Municipal da Horta, foi recebido em Ponta Delgada pelo Cônsul dos EUA nos Açores, Jason Chue.

No âmbito da apresentação de cumprimentos, ficaram criadas as bases para uma futura parceria em torno das comemorações dos 100 anos da primeira travessia aérea transatlântica, do NC4 de Albert Read.

O presidente da Câmara Municipal da Horta, foi recebido esta semana em audiência de apresentação de cumprimento pelo Cônsul dos EUA nos Açores, Jason Chue.
Na base deste encontro estiveram as comemorações dos 100 anos da primeira travessia aérea transatlântica, pelo NC4 de Albert Read, que amarou no Aeroporto Marítimo da Horta a 17 de maio de 1919 e que marcou a história da aviação mundial.
Neste encontro ficou ainda consolidada uma futura parceria em torno destas comemora-ções, que unifica o Faial, os Açores e os Estados Unidos da América.
De salientar a este respeito que a Câmara da Horta criou uma Comissão para preparar os 100 anos do NC4, que integra o Núcleo Cultural da Horta, o Museu da Horta, a Portos dos Açores e o ex-diretor do Aeroporto da Horta, João Corvelo.
O hidroavião NC4 fazia parte de uma esquadrilha de três hidroaviões composta pelo NC1 e o NC3, pertencentes à U.S.Navy que se propunha fazer a travessia do Atlântico Norte, voando de New York para o Canadá, partindo de Trepassey Bay (Terra Nova) directamente para a Europa, escalando os Açores. O hidroavião viria a amarar na Horta, onde foi recebido com popa e circunstância pelas autoridades, populares e bandas filarmónicas da época. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO