Cerca de 900 alunos açorianos vão participar no projeto “Ler Mais no 1º Ciclo”

0
8
DR

Durante o presente ano letivo, aproximadamente 900 alunos de 56 turmas dos Açores vão participar no projeto “Ler Mais no 1º Ciclo”, promovido pela Rede Regional de Bibliotecas Escolares (RRBE)

No decorrer do ano letivo de 2017/2018, o projeto “Ler Mais no 1º Ciclo”, promovido pela Rede Regional de Bibliotecas Escolares (RRBE), na dependência da Direção regional de Educação, abrange cerca de 900 alunos açorianos.
O projeto «Ler Mais no 1.º Ciclo», que teve a sua primeira edição no ano letivo de 2015/2016, surgiu da necessidade de promover o interesse dos alunos pela leitura, incutindo hábitos de leitura e vai ao encontro das finalidades previstas no Eixo I – Foco na qualidade das aprendizagens dos alunos, do ProSucesso – Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – Açores pela Educação.
Neste ano letivo, o projeto desenvolverá 27 sessões envolvendo 56 turmas das escolas da Horta, no Faial, Arrifes, Maia, Povoação, Lagoa, Rabo de Peixe e Ribeira Grande, na ilha de S. Miguel, Praia da Vitória, Francisco Ferreira Drummond, Tomás de Borba e Biscoitos, na ilha Terceira, Lajes do Pico, Mouzinho da Silveira, na ilha do Corvo, e em Santa Maria.
Este projeto terá cinco sessões de promoção de leitura, em cada turma, com a duração de 90 minutos e um conjunto de atividades diversificadas, como a presentação de bibliografias de escritores, leitura da obra, reconto de histórias, jogos, ilustrações, entre outras, em articulação com as diferentes áreas curriculares.
Adicionalmente, em todas as sessões é pedido aos alunos que, com a ajuda da família, realizem uma pequena atividade sobre a história trabalhada na sala de aula, dando a conheceraos pais a obra e o autor analisado em cada sessão.
Os alunos recebem ainda, no início de cada ano letivo, um portefólio para guardarem os trabalhos e um passaporte de leitor, financiado pela Cimentaçor, onde podem registar aspetos importantes sobre as obras trabalhadas.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO