Certificação da gestão florestal nos Açores é uma aposta ganha, afirma Diretora Regional

0
7
DR

A Diretora Regional dos Recursos Florestais afirmou que a certificação da gestão florestal das áreas geridas pela Direção Regional dos Recursos Florestais na ilha de São Miguel pelos padrões do Forest Stewardship Council (FSC) é uma aposta ganha, lançando um desafio aos privados para aderirem.

“A utilização deste selo internacional emite uma mensagem ecológica e sustentável, que chega rapidamente a um público-alvo específico e que se prende com o respeito pela floresta e a forma responsável como ela é gerida”, referiu Anabela Isidoro, considerando ser “uma aposta ganha” o facto das matas públicas geridas pela Direção Regional dos Recursos Florestais em São Miguel estarem já certificadas.

Anabela Isidoro falava sexta-feira, em Lisboa, na sessão de abertura do Business Fórum ‘Opções sustentáveis para as embalagens do presente e do futuro’, no âmbito das comemorações do 25.º aniversário do FSC Portugal.

“Esta certificação contribuiu decisivamente para a divulgação da madeira de criptoméria e para a abertura de novos mercados”, frisou Anabela Isidoro, salientando que o concelho do Nordeste, onde se encontra uma das maiores manchas florestais do arquipélago sob gestão do Governo Regional, tem sido um “macro” laboratório no que se refere à gestão florestal sustentável, tendo sido a primeira área pública no país a obter a certificação da sua gestão pelo sistema FSC.

A Diretora Regional frisou que, nos Açores, as políticas públicas em matéria florestal estão orientadas para a preservação e a sustentabilidade e que a gestão florestal responsável que tem sido feita satisfaz os direitos ambientais, económicos e sociais, bem como as necessidades desta geração, sem comprometer as gerações futuras.

Para Anabela Isidoro, a participação dos Açores neste evento é extremamente pertinente, desde logo, pela oportunidade de dar a conhecer o trabalho de gestão sustentável da floresta que está a ser feito nos Açores, para a notabilização da madeira do arquipélago e das suas potencialidades, junto de clientes que valorizam a gestão florestal responsável e também para a troca de conhecimentos e experiências.

O ‘FSC Friday’ é um evento dedicado à reflexão sobre a importância da gestão florestal responsável e o papel que a Forest Stewardship Council (FSC) desempenha neste âmbito.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO