Marta Guerreiro afirma que empresários do setor do turismo estão sensibilizados para a sustentabilidade

0
3
DR

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo manifestou satisfação com o facto de os empresários do setor do turismo estarem “sensibilizados para a sustentabilidade e empenhados em estabelecerem compromissos para um futuro melhor”.

Um futuro que, segundo Marta Guerreiro, está a ser desenhado colocando os Açores na “linha da frente” na mobilidade elétrica, no combate às alterações climáticas, no aumento de penetração de fontes de energia renováveis, no combate ao desperdício, na conservação da natureza, no emprego qualificado e na valorização das profissões associadas à atividade turística.

“Mais do que falar no desenvolvimento sustentável, queremos vivê-lo no nosso dia-a-dia”, frisou a titular da pasta do Turismo, adiantando que se tem verificado “entusiasmo e vontade de colaborar na construção de uma Região como uma referência de sustentabilidade”.

“Não consigo esconder a satisfação com a participação e a dedicação de todos aqueles que estão neste rumo do turismo sustentável que queremos, agora e sempre, para os Açores”, frisou a governante, reforçando que “a sustentabilidade já deixou de ser uma opção, tornando-se agora numa obrigação de todos nós”.

A Secretária Regional salientou que o Governo dos Açores conta “com todos” para continuar este rumo, até porque “o turismo faz-se de pessoas e com elas”.

“Todos os dias melhoramos o crescimento do setor e promovemos o progresso das nove ilhas do arquipélago”, afirmou.

Marta Guerreiro adiantou que foi criada uma plataforma online “onde é possível ter acesso a todas as informações sobre a certificação do destino em curso, promovendo-se uma maior abrangência do projeto em total transparência”.

O endereço eletrónico https://sustainable.azores.gov.pt/ permite informar sobre o processo e dar a conhecer as iniciativas desenvolvidas, aumentar a notoriedade do projeto de certificação, divulgar os resultados das diversas opções e promover boas práticas no contexto regional, nacional e internacional, envolvendo toda a sociedade.

“Acreditamos que, com esta ferramenta, conseguiremos informar, envolver e criar um movimento mais alargado e defensor acérrimo do desenvolvimento sustentável dos Açores, permitindo o reforço da notoriedade do destino por via disso mesmo”, acrescentou.

Marta Guerreiro falava sexta-feira, na Lagoa, no âmbito da conferência ‘Turismo Sustentável: um legado para o futuro’, no Dia Mundial do Turismo, cuja organização esteve a cargo da Confederação do Turismo de Portugal, em parceria com o Governo dos Açores.

Segundo a titular da pasta do Turismo, o facto de os Açores serem palco destas comemorações transmite “confiança na identidade que já detemos enquanto destino turístico e que queremos reforçar nos próximos anos por via daquilo que nos distingue: o nosso património ambiental e as nossas pessoas”.

“O sucesso dos Açores está a contribuir para o sucesso de Portugal, principalmente através dos muitos prémios e distinções que as nossas ilhas vão recebendo e que destacam, não só a Região, como o país”, frisou.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO