Ciclismo – Gala de Encerramento da época desportiva 2014

0
3

A Delegação da Ilha do Faial da Associação de Ciclismo dos Açores encerrou a época desportiva de 2014 com uma Gala realizada no serão de ontem, no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta João José da Graça, com a entrega de troféus e diplomas aos campeões Regionais de XCO, aos vencedores das diversas competições bem como aos atletas que conquistaram resultados de relevo em 2014.

 Nilzo Fialho, referindo-se ao ano de 2014, destacou o aumento dos atletas federados em 10% e de 50% dos atletas nos escalões de formação. Segundo o dirigente do Grupo Desportivo Cedrense “em 2014, houve uma evolução no número de ciclistas federados na Associação de Ciclistas dos Açores, que actualmente regista 456 atletas”.

Este ano, segundo o responsável, registou-se também um aumento de dirigentes, de agentes, bem como de comissários devido à realização de um curso de formação.

No Faial existem três clubes de Ciclismo, o Grupo Desportivo Cedrense, a Associação Desportiva e Cultural “Ribeirinha Ativa” e o Feteira Ciclismo, em que a “Ribeirinha Ativa” e Clube da Feteira ocupam o 3.ª e o 4.ª lugar com o maior número de ciclistas da Região.

No que diz respeito às provas realizadas nesta época desportiva, decorreram oito encontros de escolas, a Taça Olímpio XCO e a Taça Ilha Azul, compostas por cinco provas cada. Ainda a nível de Ilha decorreu também o CicloHorta Grande Prémio Sport Zone, uma prova de três dias, que se estendeu à Ilha do Pico, a Taça Açores de Downhill, que decorreu na freguesia da Ribeirinha e duas maratonas.

Na ocasião Nilzo Fialho lamentou o cancelamento do Encontro Regional de Escolas de Ciclismo no Faial, por falta de verbas. Um evento, no seu entender, fundamental para a formação de ciclistas na ilha, que é necessário repensar, para que no próximo ano seja uma realidade.

Nesta Gala foi também apresentada a época desportiva para 2015, que será em tudo semelhante à deste ano, em que estão programados oito encontros de escolas, cinco provas da Taça XCO BTT, cinco provas da Taça Ilha Azul de estrada, o CicloHorta. Mais uma edição da Taça Açores de Downhill e duas maratonas.

Nilzo Fialho anunciou, ainda que os Açores vão receber em outubro do próximo ano a Maratona dos Açores – World Marathon Series, uma organização da Associação de Ciclismo dos Açores em parceria com o Governo dos Açores, que vai acontecer em São Miguel e onde participaram os melhores ciclistas de maratonas do mundo.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO