Circulação pedonal no acesso ao Portinho das Capelas, em S. Miguel, restabelecida este fim-de-semana

0
31
DR

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas anunciou hoje que o acesso pedonal ao Portinho das Capelas, em S. Miguel, será restabelecido já este fim-de-semana.

Ana Cunha, em declarações no final de uma visita ao local, salientou que “foi estabelecida uma ponte metálica na zona onde tinha havido um desabamento para o mar, do talude do lado do mar, que permite o acesso pedonal ao portinho e que estará operacional a partir do próximo fim de
semana, cumprindo o objetivo que tínhamos de permitir o acesso ao porto já para este verão”.

A Secretária Regional acrescentou, no entanto, que ainda se aguarda “a avaliação feita pela Secretaria Regional do Mar do talude que teve o desmoronamento e que dá para o mar”, de forma a perceber que “tipo de intervenção” é que será necessária.

“A título de precaução, fizemos também uma avaliação do talude que dá para a estrada, porque também apresentava alguma vegetação que poderia dar origem a alguma derrocada”, afirmou, acrescentando que essa vegetação foi limpa e “está a ser feita a sua avaliação em termos de segurança”.

A titular da pasta das Obras Públicas acrescentou que vai ser estabelecida sinalização no início do troço, “para que as pessoas percebam de que forma é que podem circular com segurança e que está vedado o acesso a veículos”.

O restabelecimento do acesso pedonal, através de uma ponte metálica, é uma “situação provisória”, afirmou Ana Cunha, salientando que não está ainda decidido se o acesso voltará a estar aberto à circulação de veículos.

Ana Cunha adiantou que recentemente estiveram técnicos no terreno, descendo o talude com recurso à técnica de rapel, com cordas, para o lado do mar, “para ver o estado do talude, nomeadamente por baixo da estrada”, aguardando-se o resultado dessa avaliação, que ainda não está concluída.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO