CMH adquire desfibrilhadores para espaços públicos com grande afluência

0
17
DR
DR

A Câmara Municipal da Horta adquiriu cinco desfibrilhadores para espaços públicos com grande afluência. Com este investimento, a ilha do Faial passa a ser a ilha açoriana com maior número de equipamentos de socorro desta natureza, por número de habitantes.

Para José Leonardo Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta, “o primeiro passo, por parte da Câmara Municipal, foi dado através do incentivo à frequência de ações de formação em suporte básico de Vida de vários colaboradores, que trabalham em muitos destes espaços públicos, para que fiquem dotados de conhecimentos adequados a uma eventualidade situação de socorro a uma paragem cardiorrespiratória”.

“Estes equipamentos são, sem dúvida, uma mais-valia para todos, e demonstram bem como, em proteção civil, o nosso trabalho nunca se esgota e deve ser sempre contínuo”, salientou o autarca, no seguimento da instalação de um equipamento de DAE (Desfibrilhador Automático Externo), no edifício dos Paços do Município.

Esta iniciativa surge, igualmente, na sequência de todo um conjunto de ações que a Câmara Municipal da Horta tem vindo a promover no âmbito do Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores e que incluiu dois cursos de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa.

Previstas estão, ainda, ações de formação na área dos primeiros socorros e do Suporte Básico de Vida para os colaboradores da autarquia e da empresa municipal Urbhorta.

Neste momento a autarquia já dispõe de colaboradores certificados para que nesta área de primeira intervenção possam realizar corretamente manobras de SBV com utilização de um Desfibrilhador Automático Externo (DAE), numa vítima em paragem cardiorrespiratória.

Para além da instalação deste equipamento nos Paços do Município, será ainda instalado um na zona balnear da Praia do Almoxarife e adquiridos cinco outros para instalar em espaços desportivos, sociais e recreativos com grande afluência.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO