CMH atribui apoio financeiro a jovens a frequentar o ensino superior

0
7

A Câmara Municipal da Horta (CMH) realizou na passada sexta-feira, 13 de fevereiro, pelas 18h30, nos Paços do Concelho, as assinaturas dos contratos financeiros para a atribuição de apoio financeiro a jovens que se encontram a frequentar o ensino superior.

Este apoio foi concedido a 27 jovens, num investimento superior a 30 mil euros.

O apoio é concedido mensalmente, em dez prestações correspondentes ao ano letivo escolar e visa contribuir para custear, entre outras, as despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar e propinas.

José Leonardo, presidente da CMH, recordou que este apoio veio no âmbito das promessas feitas aquando da sua candidatura à CMH.

Na ocasião, o presidente considerou que é importante participar na formação destes jovens com o apoio financeiro, em troca do seu sucesso escolar, afirmando que assim “responsabilizamo-nos mutuamente” pois se não houver sucesso escolar não haverá apoio.

O edil referiu ainda, que este apoio aos faialenses na formação escolar universitária é importante, no entanto revelou que a CMH pretende apoiar a formação a nível local, valorizando a ilha com a inserção da vertente universitária ao tornar possível a realização de mestrados no Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP).

José Leonardo aproveitou a ocasião para acrescentar, que é preciso dinamizar o Faial, “temos a possibilidade de ter uma licenciatura de Ciências do Mar, e a universidade tem a obrigação de desenvolver essa licenciatura no Faial, pois temos um pólo universitário de excelência que é o DOP”.

Recorde-se que no ano letivo de 2013/14 a CMH recebeu 54 candidaturas ao Apoio Financeiro a Jovens. Das 54, 19 foram excluídas e cinco apresentaram desistência, no final, foram acompanhados 30 processos. 


O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO