CMH Instala Sistema de Telemetria na Rede de Abastecimento de Água do Concelho

0
17
DR
DR
A Câmara Municipal da Horta investiu 30729€ na aquisição de 199 equipamentos de telemetria que estão a ser instalados por todo o concelho.
Neste momento já foram instalados 19 equipamentos no bloco de apartamentos da Rua Monsenhor José de Freitas Fortuna, 36 no Bairro da Capitão Moreira de Carvalho e outros 18 em moradias particulares cujos contadores são de difícil acesso.
A aquisição destes equipamentos, que resulta de duas candidaturas a apoios da ERSARA através do programa “aquisição de contadores de água potável”, é, para José Leonardo Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta, “uma inovação significativa no que ao abastecimento de água no nosso concelho diz respeito”.
O sistema de telemetria permite efetuar leituras automáticas, deixando de ser necessário recolher ou dar leituras, uma vez que estas chegam-nos automaticamente, enviadas pelo próprio contador; faturar sem estimativas, com a comunicação automática de leituras, a água deixa de ser faturada com base em estimativas. As pessoas pagarão apenas o que gastaram, sem necessidade de acertos.
Num contexto de redução corretiva das perdas, os contadores inteligentes permitem um uma intervenção mais rápida, bem como o acompanhamento da eficácia das soluções adotadas.
Num contexto de redução preventiva das perdas, a telemetria permite uma melhoria da fiabilidade do balanço hídrico.
Maior base de informação sobre os consumos, os contadores “inteligentes” conseguem traçar um perfil horário dos mesmos, informação que permitirá melhorar o planeamento dos ciclos de produção, armazenamento e transporte de água.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO