CMH investe 700 mil euros no abastecimento de água à população

0
8

A Câmara Municipal da Horta vai investir 700 mil euros na melhoria do sistema de abastecimento de água à população.

Este investimento contempla a instalação sistemas de desinfecção de água nos reservatórios, bem como a recuperação de algumas caixas e ainda a construção de dois reservatórios de raiz na freguesia da Feteira.

A obra já foi adjudicada à AFAA e está prevista iniciar-se no próximo ano uma vez que a autarquia está a aguardar o visto do Tribunal de Contas.

A informação foi avançada esta manhã pelo presidente da CMH, José Leonardo Silva  em conferência de imprensa nos Paços do Município.

No que diz respeito às condutas com amianto, José Leonardo Silva estão a ser substituídas já à alguns anos a esta parte, “apesar da Organização Mundial de Saúde ser clara quando explica que o amianto só é nocivo quando inalado, todavia o investimento na substituição das condutas é para continuar mas sempre tendo em vista o novo quadro comunitário de apoio”.

“A qualidade da água no nosso município tem vindo a melhorar e as análises mostram que os incumprimentos são cada vez menores” – adiantou o presidente da CMH que revelou ainda que as ultimas análises, efectuadas no seguimento da contaminação no reservatório do Paiol, mostram que a água já está própria para consumo.

José Leonardo Silva explicou aos jornalistas que este tipo de contaminação acontece sobretudo em alturas de grandes chuvadas. O procedimento normal dita que a CMH deve enviar os resultados das análises à ERSARA e ao Delegado de Saúde da Ilha que é quem decide sobre a perigosidade ou não para a saúde pública e quem, por sua vez, emite o alerta à população.

Entretanto, na segunda-feira os vereadores eleitos pela Coligação “pela Nossa Terra” entregaram, no decorrer da primeira reunião de Câmara, um requerimento a solicitar um conjunto de informações sobre o problema de abastecimento de água na cidade da Horta.

No documento, Luís Garcia, Laurénio Tavares e Susete Amaro exigem respostas relativas à localização da origem da contaminação da rede de abastecimento de água na cidade e sobre as causas que estiveram na base do problema que afeta o abastecimento de água.

Os vereadores da oposição querem ainda saber quais foram os procedimentos adotados pelo Município, quer internamente, quer no contato com outras instituições, após ter conhecimento dos resultados das análises que detetaram a contaminação da água?

Também o Bloco de Esquerda veio a lume exigir o apuramento de responsabilidades sobre problema na rede de água na Horta

“É inevitável atacar este problema em força, porque o que está em causa, de facto, é a saúde pública, uma causa maior que exige toda a concentração de esforços na sua resolução, acompanhada de uma monitorização da qualidade da água distribuída, profissional, extremamente cuidada e sem jogos políticos” – refere o BE que afirma que não deixar de” apontar as responsabilidades ao anterior executivo pela crítica situação criada, assim como a todos aqueles com funções executivas na Câmara nos últimos anos que nada fizeram mas sabiam do perigo que saía de cada torneira em casa dos faialenses.”

Os bloquistas querem também perceber porque a CDU “sabendo do problema nunca o levantaram nem alertaram a população.”

 

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!