CMH investe mais de um milhão de euros na 1.ª fase da Frente Mar da cidade da Horta

0
15
blank

blank

A Câmara Municipal da Horta, vai investir um milhão e trezentos e oitenta e sete mil, trezentos e treze euros e setenta e três cêntimos na 1.ª unidade de execução da nova Frente Mar da cidade da Horta, que prevê a construção do parque de estacionamento na Rua de São João, a requalificação do Largo do Infante e do Adro da Igreja das Angústias.
O projeto da Frente Mar à cidade da Horta, está dividido em cinco fases e contempla a requalificação de cerca de uma dezena de artérias citadinas, bem como a construção de um jardim junto ao mar e a criação de parques de estacionamento, intervenções em todo o litoral da cidade da Horta, que engloba ainda 42 projetos específicos de intervenção, com o intuito de requalificar a cidade e melhorar as acessibilidades.
Sobre esta primeira unidade de execução, José Leonardo Silva salientou que “este é um projeto que vai virar cada vez mais a nossa cidade ao mar e abrir a marina à cidade”.
“Esta obra vai marcar a ilha do Faial e a cidade da Horta para o futuro”, defendeu o presidente da autarquia, José Leonardo Silva, na sessão de apresentação pormenorizada do projeto que decorreu na manhã da passada segunda feira, no edifício dos Paços do Concelho.
O autarca adiantou ainda que com esta empreitada “estamos a construir para o futuro da nossa cidade e da nossa ilha” uma vez que tem em conta não só a “melhoria das acessibilidades”, nomeadamente para os peões, mas que também apresenta “alternativas de estacionamento”.
Na ocasião o presidente realçou o esforço camarário para que esta empreitada fosse “executada por parceiros locais”, destacando o facto do projeto do parque de estacionamento ter sido elaborado por um arquiteto local. “É com muito gosto que neste projeto do parque de estacionamento termos um jovem arquiteto o Pedro Garcia que representa também uma aposta na nossa gente e nos nossos jovens”, salientou.
Relativamente à intervenção no Largo do Infante, Delfim Vargas, arquiteto da Câmara Municipal da Horta, explicou que obra esta contemplará duas áreas, nomeadamente uma zona verde destinada às crianças, que carateriza aquele local e uma praça onde se possam desenvolver diversas atividades. Nesta praça para além de um posto de Turismo será criada uma estrutura de apoio à realização de pequenos eventos e sanitários públicos, que será embelezada com recurso à calçada tradicional.
Já no que se refere ao Adro da Igreja da freguesia das Angústias a intervenção prevê a abertura do adro ao espaço envolvente em que serão eliminados os muros existentes. A zona será também embelezada com motivos da calçada tradicional e com uma zona verde de forma a delimitar o espaço junto ao edifício do Hotel Canal.
No que diz respeito ao parque de estacionamento, este terá uma capacidade para cerca de 140 lugares, distribuídos por três andares, dois cobertos e um terraço a descoberto, que permite a ligação à zona do Carmo. O acesso principal ao Parque de estacionamento será pela Rua de São João e a sua localização permite servir toda a zona da central da cidade.
Segundo o presidente este “é o primeiro parque de estacionamento da cidade da Horta”, funcionará de forma gratuita para os seus utilizadores uma vez que tem em vista a utilização por parte das pessoas que trabalham nesta zona da cidade, com o objetivo delibertar o estacionamento no centro da cidade e facilitar o acesso ao comércio.
A empreitada já foi lançada a concurso e o prazo para a recepção das propostas será até ao dia 22 de maio, revelou o presidente. O prazo de execução previsto é de 210 dias. g

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!