Colégio Santo António recebe uma vez mais Bandeira Verde

0
11

A Casa de Infância de Santo António ganhou uma vez mais o galardão de Eco-Escola, o prémio faz parte do programa internacional “ Eco – Escolas” da “ Foundation for Environmental Education”, que é desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa.

Por ter cumprido os requisitos necessário a Casa de Infância de Santo António (CISA) hasteou a Bandeira Verde para o ano letivo 2015/2016, na passada sexta-feira, dia 8 de novembro, numa cerimónia onde estiveram presentes as crianças que frequentam o colégio.

Rosa Dart, Presidente da CISA, referiu que a bandeira verde, para além do simbolismo, é uma prova das boas práticas ambientais por parte dos alunos, professores, educadores e dos encarregados de educação.

Segundo Rosa Dart o programa Eco-Escolas serve o propósito de sensibilizar a comunidade escolar. A presidente afirmou que de entre todas as áreas de educação ambiental propostas pelo programa Eco-Escolas é na Agricultura Biológica que a Casa de Infância de Santo António coloca maior atenção, num projeto que já tem cinco anos de existência, para além da reutilização de materiais nos trabalhos escolares e da separação de resíduos.

Este programa procura estimular ações e reconhecer o trabalho das escolas no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Para receber a Bandeira Verde as escolas inscritas têm de seguir uma metodologia com sete passos. Participar no Conselho Eco-Escolas, fazer uma auditoria ambiental, um plano de ação, trabalho curricular, monitorização e avaliação, envolvimento da comunidade e por fim seguir o Eco-Código. Para receber o galardão é necessário cumprir dois terços do plano de ação proposto pela escola que concorre e realizar atividades no âmbito dos temas-base, que são a água, resíduos e energia e de mais um tema do ano, neste caso biodiversidade, floresta ou mar.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO