Coligação “Pela Nossa Terra” quer intervenção na rede de águas em 2014

0
12

Intervir no abastecimento público de água do concelho para sanar as suas fragilidades e melhorar a rede viária municipal são algumas das ações que vereadores e deputados municipais da coligação PSD/CDS/PPM querem ver inscritas no Plano de Atividades da Câmara Municipal da Horta (CMH) para 2014. Ilídia Quadrado e Luís Garcia apresentaram esta tarde, à comunicação social, sete contributos do partido para os documentos orientadores da autarquia no próximo ano. Requalificar o Mercado, criar um Centro Municipal de Explicações, elaborar a Carta Social do concelho e tornar mais justo o tarifário de água para a agricultura são outros objetivos da coligação, que pretende também ver concluído o polivalente de Pedro Miguel e iniciado o processo para a construção do da Feteira.

 

No que diz respeito ao abastecimento público de água, a coligação quer que a CMH assegure a proteção e a segurança de todos os reservatórios de água e adquira um sistema de tratamento em função do caudal consumido e de controlo da qualidade da água. Substituir as condutas que possam conter amianto e introduzir procedimentos que garantam maior transparência e informação à população sobre a qualidade da água são outros dos objetivos da coligação, que quer ainda ver rentabilizada a água das nascentes, através de um reforço da sua manutenção.

De acordo com Ilídia Quadrado, deputada municipal a quem coube elencar as sugestões da coligação para o Plano e o Orçamento da CMH em 2014, esta é a forma de restaurar a confiança dos consumidores no sistema de abastecimento público de água, depois dos recentes casos de contaminação.

Quanto à rede viária municipal, PSD, CDS e PPM entendem que a CMH deve “definir, em articulação com as juntas de freguesia, um plano de reabilitação a nível ilha”, que pressuponha intervenções “mais completas”, garantindo “a substituição da rede de águas, o adequado escoamento de águas pluviais” e ainda aproveitando para embelezar as estradas “através da reabilitação dos taludes e muros”.

Os deputados municipais e vereadores da coligação querem também uma intervenção global no Mercado Municipal “que o torne mais moderno, adequado e atrativo para comerciantes e consumidores” e defendem a criação de um Centro Municipal de Explicações que funcione de forma descentralizada nas freguesias. Para a implementação deste centro, sugerem parcerias com ATL’s, professores ou até com a Universidade Sénior.

Na vertente social, destaque para a elaboração da Carta Social do concelho, que a coligação considera “fundamental” na atual conjuntura de crise. Esta deve fazer “o diagnóstico da situação social do Faial” e ajudar a definir e operacionalizar a política social municipal, entre outras coisas através da definição do papel de cada interveniente social e do fomento do trabalho em rede entre eles.

O PSD, agora inserido nesta coligação, volta este ano a bater o pé pela conclusão do polivalente de Pedro Miguel e pelo evoluir do processo quanto ao polivalente da Feteira. Além disso, a coligação quer também ver alterado o tarifário de água para a agricultura, de modo a torná-lo mais justo. De acordo com Ilídia Quadrado, existem neste momento dois escalões, um para os consumidores ligados na lagoa artificial, que pagam 0,71 euros por metro cúbico; e outro para os consumidores ligados na rede, que pagam 1,02 euros. A coligação quer que todos os agricultores paguem 0,71 euros por metro cúbico de água.

As medidas agora propostas foram defendidas pela coligação durante a campanha e algumas delas, como o polivalente da Feteira, também constavam do programa eleitoral do atual presidente da CMH, o socialista José Leonardo Silva.

De acordo com o vereador Luís Garcia, a coligação espera que as ideias agora apresentadas sejam acolhidas pela maioria socialista na CMH, a fazer fé “na grande abertura apregoada durante a tomada de posse” pelo atual presidente da autarquia.

 

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!