Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns do Atlântico

0
8

Teve início ontem, em Itália, a 19.ª Reunião Especial da Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns do Atlântico (ICCAT). 

Presente neste encontro que teve como principais temas a análise o aumento da quota do atum rabilho para o Atlântico e o eventual estabelecimento da quota esteve o Diretor Regional das Pescas, Luís Costa.

Entretanto o Governo dos Açores já se tinha manifestado contra a imposição da quota para o bonito, tendo o Diretor Regional das Pescas afirmado na ocasião, que “impor uma quota para esta espécie, quando o próprio relatório científico da ICCAT não faz essa recomendação, é uma posição da Comissão Europeia que lesa em muito os interesses dos pescadores açorianos que praticam uma pescaria sustentável com embarcações que capturam peixe com a arte de salto e vara”.

Nesta reunião  estiveram também em debate outras temáticas que interessam à Região Autónoma dos Açores, nomeadamente a análise dos relatórios sobre os “stocks” de atum no Atlântico, as medidas de conservação e de gestão propostas pela ICCAT e os critérios para atribuição de possibilidades de pesca.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO