Craque do Bairro da Boa Vista estreia-se a Titular na Liga NOS

0
44
DR

DR

O faialense, Iuri Medeiros, estreou-se a titular do Sporting Clube de Portugal na Liga NOS com uma atuação positiva (nota 6 em vários jornais desportivos) e influência directa no primeiro golo da vitória de 2-0 contra o Clube Desportivo Tondela, em pleno Alvalade XXI no dia 16 de Setembro.

Um momento há muito esperado por muitos faialenses, adeptos leoninos e adeptos de outros clubes que viveram e vibraram com a participação de Iuri Medeiros no jogo da 6.ª jornada da Liga NOS.
“Acho que toda a gente do Faial, mesmo sendo de outros clubes, tem sempre gosto de ver alguém do Faial nos grandes clubes”, disse Bruno Pereira, presidente do Núcleo do Sporting Clube de Portugal da ilha do Faial.
Bruno Pereira tem a ainda a particularidade de ter treinado Iuri Medeiros naquilo que foi o primeiro jogo do miúdo contra o Sport Lisboa e Benfica nas meias-finais do torneio Pauleta.
Na altura, Iuri Medeiros era ainda escolinha do Sporting Clube da Horta. Essa participação no torneio Pauleta deu origem a um convite do Benfica, mas por influências familiares Iuri acabou por ingressar no Sporting.O que não impede que, até mesmo, ferrenhos benfiquistas tenham “orgulho no que o Iuri está conseguindo. Isto é uma coisa que ultrapassa o clubismo dos faialenses”, adiantou Bruno Pereira.
Claro que no futebol de formação há mais oportunidades e, por isso, Iuri Medeiros teve de fazer um percurso duro, como subir os 2351 metros da montanha do Pico, para poder proporcionar algumas alegrias aos faialenses, sobretudo aos sportinguistas.
Esse percurso começa no campo do Bairro da Boa Vista e segundo Jorge Duarte, proprietário do Café Duarte, situado na cabeceira norte do velho campo de cimento, Iuri Medeiros era o menino que mais horas passava naquele recinto com cerca de 30 metros de comprimento virado para a baixa da cidade da Horta, de onde se vê o ponto mais alto do país no outro lado do canal e um nicho com a imagem de São Pedro virada para a montanha do Pico.
Jorge Duarte disse que viu muitas vezes os carros parados na rotunda à volta do campo para apreciar as maravilhas e malabarismos de Iuri Medeiros e que aqueles que percebiam de futebol viam que aquela criança possuía um talento deslumbrante. Jorge Duarte adiantou ainda que chegou a aconselhar a família a “abalar daqui para fora” para que o miúdo tivesse mais visibilidade.
Com o apoio de alguns entendidos do futebol faialense Iuri Medeiros acabou mesmo por chegar ao Sporting Clube de Portugal ainda criança e de fazer a maior parte do seu percurso de formação na Academia de Alcochete e nas selecções nacionais de vários escalões. No primeiro ano como sénior foi emprestado ao Arouca e fez golos extraordinários ao SL Benfica e FC Porto, só não marcou ao Sporting CP porque não era permitido jogar contra os leões. No segundo ano esteve no Moreirense e voltou a marcar grandes golos aos maiores clubes da Liga NOS. No terceiro ano fez uma época discreta ao serviço do Boavista e, claro, voltou a marcar aos grandes e quem não se lembra do empate 3-3 que o Boavista arrancou na Luz com Iuri Medeiros a fazer o primeiro golo e a assistir nos outros dois.
Este ano ficou no Sporting treinado por Jorge Jesus, mas o mister parece ainda não se ter convencido do talento extraordinário do miúdo do Bairro da Boa Vista. Segundo dados publicados no Site Oficial do Sporting CP, na pré-temporada Iuri Medeiros, agora com 23 anos, esteve em seis dos sete jogos e foi titular por três vezes. Depois esteve entre os 19 convocados para o jogo da 1.ª Jornada no campo do Desportivo das Aves, mas não chegou a ir para o banco. No jogo da 2.ª Jornada contra o Vitória FC em Setúbal não saiu do banco.
E finalmente entrou em campo pela primeira vez na Liga NOS aos 62 minutos da 3.ª Jornada e fez a sua primeira assistência aos 85 minutos endossando a bola a Adrien Silva e o capitão leonino colocou-a na baliza vimaranense para concluir uma cilindragem de 5-0 no principal campeonato do futebol português.
Certamente que este marco não surpreende, pois este menino maravilha desde que chegou ao Sporting com 11 ou 12 anos tem demonstrado enorme potencial. Assim o atestam antigos sportinguistas como Emílio Peixe, que enquanto seleccionador das camadas jovens, tinha Iuri Medeiros como um dos jogadores nucleares. Outros sportinguistas, Rui Jorge, também tem apostado forte em Iuri Medeiros na selecção Sub-21, Rui Bento, que terminou a carreira de jogador no Sporting, apostava em Iuri Medeiros nos Sub-17.
Ainda júnior, Iuri Medeiros foi o único elemento do Sporting incluído na equipa ideal no final do torneio Next Generation, que hoje é conhecido por Youth League e onde participam as equipas de Sub-19 dos clubes que jogam na Champions League. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!