Crianças sensibilizam população para a importância de manter a orla costeira limpa

0
12

O encerramento da campanha Entre Mares, do Governo Regional dos Açores, serviu de pretexto à realização, esta manhã, de uma campanha de sensibilização porta a porta sobre a gestão de resíduos na orla costeira, na freguesia das Angústias. 

A iniciativa congregou, desta forma, a campanha Entre Mares com o programa Eco-freguesias e com a Bandeira Azul da Praia de Porto Pim. De acordo com João Melo, director do Parque Natural do Faial, a Praia de Porto Pim é um dos sítios mais problemáticos no que à gestão de resíduos na orla costeira diz respeito, pois, principalmente quando o vento está sul, reúne todo o lixo que está na costa no lado sul da ilha. Por esta razão, a zona escolhida para esta acção de sensibilização foi o Pasteleiro, por ser “uma zona perto da praia há mais pressão, com as pessoas a deitarem resíduos para o mar”.

A sensibilização para a importância de preservar a limpeza na orla costeira esteve a cargo de alguns alunos do 4.º ano da Escola Básica António José de Ávila. Armados com panfletos e boa disposição, foram porta a porta ensinar aos mais velhos que “tudo o que atiramos ao mar ele devolve”, como lembrou João Melo. A escolha destes pequenos publicitários da causa ambiental não foi inocente, como explica o director do Parque Natural do Faial: “trabalhamos todos os dias para que esta geração construa um futuro mais limpo. Vivemos numa zona onde a orla costeira é fundamental, e as pessoas devem tomar conta dela como tomam do seu quintal”, disse. 

Um dos caminhos para uma menor quantidade de lixo atirado ao mar é a menor produção de resíduos. Foi por isso que a mensagem deixada pelas crianças nesta acção de sensibilização foi também no sentido de apelar à reciclagem.

Apesar de existirem multas para as pessoas que deitam lixo para o mar, João Melo entende que a sensibilização é a ferramenta mais eficaz, até porque, frisa, “é muito difícil apanhar uma pessoa em flagrante delito”. 

Como já foi referido, esta iniciativa serviu também para encerrar a campanha Entre Mares. De acordo com João Melo, no âmbito deste programa foram realizadas 114 actividades, que envolveram milhares de voluntários e cerca de uma centena de empresas. Acções de limpeza da orla costeira e actividades de sensibilização ambiental são apenas alguns dos exemplos daquilo que foi feito.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!