Da Ciência para a Pesca: a investigação feita no Okeanos

0
46
blank

Fonte: DOP/Okeanos

O Okeanos – Instituto de Investigação em Ciências do Mar da Universidade dos Açores, participou no evento Peixe nos Açores – o melhor peixe do mundo, que decorreu em São Miguel entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro.Este evento de relevância estratégia para a promoção do pescado de menor valor comercial, foi organizado pela AQUA – Cooperativa para o Desenvolvimento Sustentável do Mar, com sede em Rabo de Peixe.
No Peixe nos Açores, o Okeanos apresentou na exposição temática Da Ciência para a Pesca os programas que desenvolve no âmbito da monitorização das pescarias comerciais nos Açores.
Estes programas, que decorrem maioritariamente em parceria com a Direção Regional das
Pescas, monitorizam a pesca de peixes demersais e de profundidade (Arquedaço, SOSTubaProf, Marcação), a pesca de tunídeos por salto e vara (POPA), a extração de recursos marinhos nas zonas costeiras das ilhas (MoniCO), a pescaria de palangre de superfície dirigida a espadarte e tubarões (COSTA), a constituição nutricional e a concentração de contaminantes em espécies comerciais selecionadas (MoniPOL). Foram ainda apresentados o projeto PescAZ, que avalia o estado dos stocks alvo da pesca demersal nos Açores, e a Área Marinha Protegida e observatório científico do Banco Condor, onde se estuda a recuperação de stocks de peixes demersais, na ausência de pesca.
O Okeanos, instituto de investigação que nasceu no seio do Departamento de Oceanografia e Pesca (DOP) da Universidade dos Açores, é o parceiro natural do Governo Regional dos Açores para a monitorização e avaliação dos recursos piscatórios da região, participando em organizações internacionais técnico científicas, como o ICES (CIEM – Concelho Internacional para a Exploração do Mar), que assessoram a Comissão Europeia na definição as suas políticas anuais no quadro da Política Comum de Pescas.
O evento Peixe nos Açores teve como objetivo divulgar formas criativas e modernas de confecionar pescado dos Açores, em especial de menor valor comercial, como o chicharro, a cavala e a veja.
A sustentabilidade da pesca regional foi uma bandeira deste evento e a participação do Okeanos no Peixe nos Açores pretendeu mostrar o contributo da ciência para essa sustentabilidade e para a literacia do oceano, tendo como alvo os profissionais da fileira da pesca e os visitantes do certame.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!