Deputados do PS Açores realizam Roteiro Mar pelas empresas marítimo-turísticas faialenses

0
19

 Os deputados do grupo parlamentar do PS/Açores eleitos pelo Faial, Ana Luís e Lúcio Rodrigues iniciaram  esta semana a realização do Roteiro Mar, a todas as empresas marítimo-turísticas faialenses.

Tribuna das Ilhas acompanhou a visita que efetuaram à empresa RUFRIMAR, que decorreu terça-feira no final da manhã.

O objetivo deste roteiro, que decorre também pelas outras ilhas, é recolher toda a informação possível para realizar umas Jornadas Parlamentares no mês de janeiro, que servirão para fazer uma avaliação da informação recolhida nestes encontros.

No decorrer da reunião, o proprietário da empresa, Rufino Francisco salientou que o seu objetivo de criar a fábrica de atum e “dar rentabilidade à ilha”, bem como “criar postos de trabalho” e “dar valor ao produto”, sempre com a preocupação da qualidade que o peixe dos Açores merece.

Rufino Francisco revelou que as obras da fábrica deverão começar em janeiro próximo e que, em princípio, no final de 2015 a obra já deverá estar concluída. Apesar de a fábrica ser destinada mais ao atum, também mostrou interesse na possibilidade de explorar outros peixes, como o peixe-espada preto, melgas e arraias.

A problemática do transporte do peixe foi também abordada nesta reunião. O proprietário da RUFRIMAR queixou-se do transporte que se realiza nos contentores, que demoram muitos dias a chegar ao seu destino e deste modo o peixe não chega com a frescura pretendida. 

 Como melhor opção em relação a esta questão do transporte, no seu entender, será optar por peixe congelado ou o transporte de avião, chamando a atenção para o facto deste último ser muito caro.

A RUFRIMAR pretende exportar o peixe fresco ou congelado e farinha de peixe para todo o Portugal, Espanha e Japão, que tem um grande mercado como o do sushi, sendo que todos os produtos serão identificados como açorianos.

No final da reunião, o deputado Lúcio Rodrigues justificou o tema deste roteiro com “a centralidade que o mar” tem nas vidas dos faialenses, “o próprio conceito que se deu à nossa cidade, a Cidade Mar e a quantidade de empresas e instituições públicas e associações que fazem todos os dias a sua vida no mar”.

Acerca da RUFRIMAR, Lúcio Rodrigues considerou ser “uma empresa de referência na nossa Terra”, que “tem um projeto muito importante” para o Faial, que é “uma fábrica de atum”, salientando a “necessidade de valorização daquilo que é a nossa matéria prima, neste caso do nosso pescado”.

“É uma empresa que nasce do seio familiar, que tem 35 funcionários e vai passar a ter mais 40 com esta fábrica, valorizando aquilo que é a nossa marca Açores” sublinhou o deputado socialista.

Neste dia os deputados reuniram-se com o Observatório do Mar dos Açores e o Parque Natural da ilha do Faial. Vão igualmente reunir com a fundação Rebikoff-Niggeler, as associações de pesca que têm sede no Faial e o Clube Naval da Horta.

“Nós vamos reunir também para nos disponibilizarmos naquilo que é o nosso poder, que é o poder legislativo, para podermos legislar no sentido de divulgarmos cada vez mais, aquilo que é a nossa natureza, o nosso mar, a nossa produção e a economia de mar”, conclui Lúcio Rodrigues.