Desemprego nos Açores desce 13 por cento em abril

0
4

A Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional afirmou, em S. Miguel, à margem de uma reunião de trabalho do GROW RUP, que as políticas ativas do Governo estão comprometidas na criação sustentável de emprego nos Açores, assente nas oportunidades que os setores da economia verde e da economia azul oferecem no contexto do desenvolvimento de uma economia regional ultraperiférica.

Paula Andrade salientou que a reunião visou a elaboração do plano de ação a ser desenvolvido entre 2019 e 2021, e contou com a contribuição de diferentes instituições, consideradas parceiras essenciais, no âmbito do programa Interreg GROW RUP.

A Diretora Regional, que falava na Associação Agrícola de S. Miguel, afirmou que o projeto GROW RUP pretende apoiar a criação e o crescimento de empresas inovadoras no campo da economia verde e azul, bem como a criação de postos de trabalho, no sentido da melhoria da competitividade e do crescimento da economia das Regiões Ultraperiféricas.

Como consolidação das medidas de promoção de emprego aplicadas na Região, Paula Andrade destacou os últimos dados do emprego publicados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), que voltam a realçar a tendência decrescente do desemprego na Região Autónoma dos Açores, com uma descida de 13,6% relativamente ao mês de abril do ano anterior.

“Segundo a informação do IEFP, no mês de abril de 2019, o desemprego registado teve uma variação homóloga de -13,6% em relação ao ano anterior”, afirmou Paula Andrade, salientando que “a descida representa menos 1.166 desempregados em relação ao ano anterior”.

“Estes números demonstram a evolução sustentável que o emprego nos Açores tem tido, situação refletida na descida do desemprego registado”, acrescentou.

Paula Andrade ainda referiu que “o número de novas inscrições para procura de primeiro e de novo emprego que deram entrada durante o mês de abril registou um decréscimo de -11,1%, em relação ao mês anterior”.

Assim, no final do mês de abril estavam inscritos nas Agências para a Qualificação e Emprego dos Açores, 7.422 desempregados à procura do primeiro e de novo emprego.

Durante o mês de abril, o rácio de colocação (postos de trabalho colocados sobre postos de trabalho que deram entrada independentemente da data da entrada) foi de 84%.

O GROW RUP é um projeto Interreg que reúne cinco Regiões Ultraperiféricas (Açores, Madeira, Canárias, Reunião e Martinica) e visa apoiar a criação e o crescimento de pequenas e médias empresas inovadoras no campo da economia verde e azul, com respetivo impacto na geração de postos de trabalho.

A 21 de junho, a proposta de plano de ação que resultar desta reunião vai ser discutida num encontro dos parceiros, que terá lugar nas Canárias.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO