DIA INTERNACIONAL DA MULHER – Horta assinala o dia 8 de março com marcha pelos direitos das mulheres e exposição pela artista Saga

0
37
blank
Cidadãs faialenses, associadas ao coletivo informal Sem Capotes, organizam uma marcha feminista para o próximo dia 8 de março, dia internacional da mulher e uma exposição de artes plásticas
Os direitos da mulher estarão nas ruas da Horta no próximo dia 8 de março. O coletivo informal Sem Capotes está a organizar dois eventos públicos com o objetivo de mobilizar a sociedade para a luta pelos direitos das mulheres. Integrado na Greve Feminista Internacional e inserido nos eventos nacionais que a Rede 8 Março origaniza por todo o país ( Aveiro, Barcelos, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Guimarães, Leiria, Lisboa, Porto e Viseu são cidades já confirmadas).
A marcha terá início às 17h30 em Porto Pim e terminará no Largo do Infante com a leitura de manifesto onde serão abordados temas como a violência doméstica, a violência sexual, a violência obstétrica, o assédio no espaço público e em contexto laboral, o sistema de justiça machista, a transfobia, a negação dos direitos sexuais e reprodutivos, o racismo e a xenofobia, entre muitas outras formas de violência de género que  levam a que em 2024 continue a fazer sentido lutar pelos direitos das mulheres. Segundo o coletivo Sem Capotes e a Rede 8 de Março as desigualdades laborais que ainda persistem, a precariedade no trabalho, a falta de apoio à parentalidade, as frágeis condições de habitação, a pobreza e a desigual atribuição dos papéis de género continuam a ser uma realidade na sociedade portuguesa, penalizando as mulheres.
A exposição “Deixa-te de Pudiquices” da artista plástica  Helena Bulcão (Saga) terá a sua inauguração no mesmo dia, às 19h na Galeria Camarupa (Rua Conselheiro Medeiros, 21) é o resultado de um trabalho sobre como a sociedade continua a condicionar a relação das pessoas com os seus próprios corpos. A par da inauguração está prevista uma conversa sobre estes temas com o coletivo “Sem Capotes”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!