Dia Mundial da Fisioterapia decorre amanhã com o tema “Reabilitação após COVID-19”

0
27

O Dia Mundial da Fisioterapia é celebrado anualmente, desde 1996, no dia 8 de Setembro, que corresponde à data da fundação da World Confederation for Physical Therapy (WCPT)
O dia assinala a união e a solidariedade da comunidade global de Fisioterapia, a 3ª maior profissão de saúde no mundo e em Portugal, reforçando o papel significativo que esta desempenha na saúde e no bem-estar da população em geral, elevando o perfil da profissão e promovendo-a e aos seus utentes junto dos governos e decisores
políticos.
Os fisioterapeutas dos Açores e a Região Açores da APFISIO têm-se associado à celebração deste dia, realizando diversas atividades em várias ilhas, promovendo a literacia em fisioterapia e cuidados de qualidade.

Este ano irá decorrer uma atividade na zona balnear de Porto Martins, na ilha Terceira, que contará com o apoio da Camara Municipal da Praia da Vitória.
Terça-feira, 8 de setembro, entre as 14.00h e as 17.00h serão proporcionadas sessões de hidroterapia em meio natural, destinadas a utentes com incapacidades motoras e dependentes de terceiros, bem como outros utentes que beneficiem desta intervenção e que ficaram privados de cuidados de fisioterapia neste período de confinamento resultante da COVID-19.
A piscina natural de Porto Martins faz parte da rede de zonas balneares classificadas como “Praia Acessível”, possuindo todos os meios físicos e humanos para que todos possam desfrutar do acesso ao mar. As sessões irão ser orientadas por um grupo de fisioterapeutas experientes em hidroterapia.
Será também exibido um webinar a partir das 17.00h, sobre a reabilitação de pacientes de COVID-19 na página da Região Açores da APFISIO – https://www.facebook.com/Apfisio-Regi%C3%A3o-A%C3%A7ores108442444308994
O foco do Dia Mundial da Fisioterapia deste ano é a reabilitação após a COVID-19 e o papel dos fisioterapeutas no tratamento e gestão de pessoas afetadas pela COVID-19.
Por todo o mundo a fisioterapia esteve presente no tratamento dos casos agudos, nas enfermarias ou nos Cuidados Intensivos e na recuperação pós-COVID-19, procurando sempre minimizar a redução dos cuidados de todos os outros utentes a seu cargo.
Também nos Açores, procuramos minimizar todos os constrangimentos decorrentes da pandemia, nunca deixando de prestar assistência presencial nos casos prioritários e nos utentes internados, reorganizando os serviços, recorrendo ás novas tecnologias e realizando teleconsulta.
Este dia celebra também a vitalidade de uma profissão que neste ano de 2020 rejuvenesce o seu órgão mundial máximo, transformando a WCPT fundada em 1951, na World Physiotherapy. apfisioazores@apfisio.pt
Em Portugal, celebramos os 60 anos da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas e o início da instalação da Ordem dos Fisioterapeutas, marcando um crescimento da profissão assente no desenvolvimento científico, no seu reconhecimento e na formação continua dos
fisioterapeutas.

Por: Região Açores da APFISIO

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO