Dia Mundial do Mar comemorado no Faial

0
9

Comemora-se no próximo dia 25 de Setembro o Dia Mundial do Mar.

Para assinalar o dia, OMA (Observatório do Mar dos Açores), Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental (APTO), S.A., e Clube Naval da Horta juntaram-se para promover nos próximos dias um conjunto de actividades destinadas a comemorar o Dia Mundial do Mar 2010.

No âmbito desta iniciativa assume especial destaque a acção de limpeza subaquática do Porto Comercial da Horta, “Limpa (a) Fundo”, que tem lugar no denominado cais BETA-Norte da doca da baía faialense, já no próximo sábado, a partir das 10:00 horas.

Esta campanha está aberta a todos os interessados e desenvolve-se com recurso a voluntários que se dividirão em três grupos – mergulhadores, apneistas e separadores de resíduos sólidos em terra, sendo os participantes presenteados com a oferta de uma t-shirt alusiva à efeméride.

Em simultâneo com a limpeza subaquática decorre a emissão de um programa de rádio na estação local Antena 9, transmitido em directo do local da operação, durante o qual será dado a conhecer o andamento da limpeza e se fará sensibilização da comunidade portuária e da população em geral para os cuidados a ter ao nível da preservação do ambiente e da conservação do meio marinho.

As comemorações do Dia Mundial do Mar a acontecer na Horta inserem-se no âmbito do programa geral nacional destinado a assinalar o “Ano do Marítimo”, sob a coordenação do IPTM (Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos) e englobam-se, ainda, nas acções internacionais “Clean Up the World”, do Programa Ambiental das Nações Unidas.

As iniciativas locais arrancam já esta quinta-feira, 23 de Setembro, pelas 10:00 horas, com a organização de um passeio destinado aos utentes do projecto Moviment’Arte, da APADIF (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial), no rebocador «Ilha de São Luís», da APTO.

Esta é uma actividade lúdico-educativa para pessoas portadoras de deficiências diversas, que tem a orientação do OMA e do Departamento de Oceanografia e Pescas/DOP da Universidade dos Açores.

Na tarde do dia 25, a partir das 14:30 horas, pela mão do Clube Naval da Horta – a assinalar o seu 63.º aniversário –, são realizadas diferentes competições desportivas, nas modalidades de canoagem, vela ligeira, vela de cruzeiro e botes baleeiros.

As comemorações encerraram a 30 de Setembro com a inauguração de uma exposição de fotografia relativa à obra de «Requalificação e Reordenamento da Frente Marítima da Cidade da Horta», da responsabilidade da APTO, no Centro do Mar (Sala dos óleos da Fábrica da Baleia do Porto Pim, pelas 18:00 horas) e com a promoção de uma sessão de Ciência no Bar sobre a “Preservação dos Ambientes Costeiros dos Açores”, sessão que terá a coordenação do OMA e que decorre no Bar da Praia de Porto Pim, pelas 18:30 horas.