Dia Nacional do Mar

0
5

  

Assinalou-se esta quarta-feira o Dia Nacional do Mar, data introduzida pela ONU em 1994.

Em Portugal a data foi marcada com várias actividades no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e pelo anúncio do Governo da aquisição de um novo navio de investigação oceanográfica.

Nos Açores as actividades comemorativas centraram-se no Faial, com um conjunto de palestras inseridas ainda na iniciativa “Open Days” da Comissão Europeia.

O objectivo principal destas comemorações passou por transmitir um conjunto de informações e de oportunidades sobre o Mar dos Açores.  
Steve Scott, da University of Toronto, e o Pierre-Marie Sarradin, do IFREMER, foram os cientistas convidados, numa conferência em quefoi especialmente debatido o papel da geologia como base do valor e da biologia do mar profundo no futuro da ciência e economia dos Açores.  
Como complemento a esta sessão serão ainda apresentados os dados finais da Campanha SOS Cagarro 2011, a maior campanha participativa para a salvaguarda de uma espécie de ave marinha em Portugal. 

Frederico Cardigos, director regional dos Assuntos do Mar, afirmou que é absolutamente determinante a utilização sustentável do mar dos Açores, acrescentando que as autoridades açorianas conhecem perfeitamente o enquadramento de algumas actividades que são realizadas, que têm níveis de sustentabilidade adequados, mas admitiu que são necessários mais dados para questões relacionadas com a prospecção do mar profundo.

Leia a reportagem completa na nossa edição impressa ou subscreva a assinatura digital.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO