Direção Regional da Ciência e Tecnologia promove workshop sobre Estratégia de Especialização Inteligente dos Açores (RIS3)

0
52
DR

O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, no âmbito do processo de avaliação e revisão da Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente (RIS3 Açores), promove segunda-feira, 17 de junho, na Lagoa, a realização do workshop ‘Estratégias de Especialização Inteligente – Dinâmicas e Desafios’.

Este encontro, aberto ao público, tem como objetivo fomentar a cooperação, a interação e a partilha entre todos os agentes que intervêm no processo coletivo de descoberta empreendedora das atividades de investigação e inovação nos Açores.

“O processo de implementação da RIS3 Açores baseia-se em princípios como a liderança colaborativa e a governação aberta, participativa e inclusiva, fazendo, por isso, sentido a realização destes eventos”, salientou o Diretor Regional da Ciência e Tecnologia.

Este evento é, segundo Bruno Pacheco, “uma oportunidade de reflexão sobre o processo de revisão da RIS3 Açores que está em curso sob coordenação da Direção Regional da Ciência e Tecnologia”.

Focar o investimento em investigação e inovação em áreas estratégicas estabelecidas por cada Região é um dos princípios subjacentes às Estratégias de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente (Research and Innovation Strategies for Smart Specialization).

O conceito tem subjacente que a definição de um conjunto reduzido de áreas prioritárias permite canalizar de forma mais eficiente os recursos para investimentos com maior impacto potencial na economia regional.

O Governo Regional, concretizando a prioridade estabelecida no decorrer da Presidência Açoriana da Conferência das Regiões Ultraperiféricas, desenvolveu a RIS3 Açores, a implementar no período 2014-2020, estabelecendo como áreas prioritárias ‘Agricultura, Pecuária e Agroindústria’, ‘Pescas e Mar’ e ‘Turismo’, com base no seu potencial diferenciador face ao exterior e na massa crítica existente.

O workshop, que se realiza no Expolab, na Lagoa, às 09h30, conta com a participação de elementos responsáveis pela implementação da RIS3 Algarve, da RIS3 Centro e da RIS3 nacional, bem como da Sociedade Portuguesa de Inovação, com apresentação dos aspetos mais significativos relativos à criação, implementação e desafios futuros da RIS3 em cada região e a nível nacional.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO