Direção Regional da Cultura promove mostra “Mestre José de Melo: Um homem à frente do seu tempo”

0
23
DR
DR

A Direção Regional da Cultura apresenta esta sexta-feira, através do Museu Francisco de Lacerda, em São Jorge, a exposição temporária itinerante “Mestre José de Melo: Um homem à frente do seu tempo”.

A exposição biográfica, produzida pelo Museu do Pico, procura retratar e homenagear a construção naval açoriana, personificada pelo Mestre José de Melo, filho do grande construtor Manuel Joaquim de Melo, de Santo Amaro do Pico.

Para o Diretor do Museu do Pico, Manuel Costa Júnior, o Mestre José de Melo “notabilizou-se cedo, como todos os maiores. Trabalhador compulsivo, transportou sempre a ilha às costas”.

Emigrou jovem, e a sua obra – para a idade e para o tempo – era já invejável, tendo-se destacado nos Estados Unidos da América ao serviço da arte da construção naval.

Foi reconhecido por empresas, universidades e público especializado, conquistando fama e prestígio.

Mestre José Melo é, pela qualidade do seu trabalho, “uma imagem genial e uma marca dos Açores no Mundo,” segundo Manuel Costa Júnior.

A exposição está patente ao público até ao dia 7 de maio de 2021, nas novas instalações do Museu Francisco de Lacerda.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, através do endereço http://www.culturacores.azores.gov.pt/agenda/.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO