D. R. Educação diz que recuperação dos alunos tem impactos duradouros na sua vida profissional

0
2
DR

O Diretor Regional da Educação afirmou, em S. Miguel, que a recuperação dos alunos tem impactos positivos e duradouros na sua vida profissional e pessoal, destacando o contributo do programa ‘Apoio Mais – Retenção Zero’ nesta área.

Rodrigo Reis, que falava na EBI de Ponta Garça, salientou, entre os vários indicadores em análise pela equipa científico-técnica que acompanhou e fez investigação sobre os primeiros três anos de trabalho realizado no âmbito daquele programa, o facto de se ter registado um aumento de 80% dos alunos que realizaram as provas de Matemática e de Português no final do 9.º ano, em comparação com o período de avaliação anterior.

O Diretor Regional apontou também outro indicador, a percentagem de alunos que concluiu com sucesso o 9.º ano de escolaridade, que se fixou nos 93,5%.

Para Rodrigo Reis, a estes indicadores quantitativos, juntaram-se outros fatores qualitativos, ao nível da motivação dos alunos e do progresso observado de forma transversal em competências como a oralidade ou a capacidade de trabalhar em equipa de forma colaborativa.

O Diretor Regional, para além de referir os efeitos benéficos diretos para os alunos ao nível escolar, frisou que o projeto agora em análise reforça a inclusão do aspeto humano, uma vez que alguns dos rótulos que habitualmente se associam aos alunos que passam pela retenção são também combatidos com trabalho pedagógico.

Rodrigo Reis afirmou ainda que, atendendo às particularidades de cada unidade escolar nos Açores, se espera que o projeto ‘Apoio Mais – Retenção Zero’ possa servir de referencial orientador para outras escolas.

Este projeto, iniciado no ano letivo 2015/2016, constitui um campo de ensaios de novas metodologias e práticas de aprendizagem.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO