Diretor Regional das Comunidades enaltece trabalho de promoção e divulgação da Língua Portuguesa nos EUA

0
28
blank
DR

O Diretor Regional das Comunidades destacou, em Fall River, o trabalho desenvolvido pelas diversas instituições de ensino na “promoção e divulgação” da Língua Portuguesa nos Estados Unidos da América.

“Assiste-se a um aumento dos programas de intercâmbio e das visitas de estudo à Região de instituições de ensino de países onde existem significativas comunidades açorianas”, afirmou Paulo Teves, que falava na visita ao LusoCentro do Bristol Community College.

Paulo Teves assegurou que o Governo dos Açores “está empenhado em cooperar na organização de mais deslocações de alunos e professores, não apenas no âmbito do ensino do Português, mas também em outras áreas”.

“As entidades académicas constituem importantes espaços de divulgação da nossa Região e do nosso país, já que, através do ensino da língua, convidam os alunos a conhecer a nossa realidade e as nossas especificidades, o que também possibilita explorarem outras áreas de investigação e de ensino”, frisou.

“É também pelas iniciativas complementares que realizam, nomeadamente no contacto com a comunidade local e na participação em diversas manifestações, que contribui para uma maior curiosidade de conhecer o arquipélago”, acrescentou o Diretor Regional.

No encontro com a Presidente do Bristol Community College, Laura Douglas, em que também participaram outros responsáveis da instituição, foi analisada a possível deslocação aos Açores de um grupo de alunos e professores deste estabelecimento de ensino, tendo como interesse aprofundar conhecimentos nas áreas da genealogia, biologia e energias renováveis.

Paulo Teves adiantou que a Direção Regional das Comunidades apoiou este ano a deslocação de mais de 50 alunos e professores aos Açores, oriundos dos Estados de Massachusetts, Rhode Island e Califórnia, de estabelecimentos de ensino médio, secundário e universitário.

O LusoCentro foi criado em 2002 e tem sido o mentor e criador de inúmeras ocasiões para celebrar, estudar e promover a herança portuguesa, através de uma variedade de eventos especiais e de projetos académicos, incluindo um programa certificado para intérpretes comunitários que promovem a cultura açoriana, sendo exemplos a celebração do Dia dos Açores, as visitas à Região de grupos de alunos, o lançamento de livros e a realização de palestras variadas, entre outros.

Esta instituição conta com uma biblioteca de temática açoriana com mais de 250 livros, oferecidos nos últimos anos pela Direção Regional das Comunidades.

O Bristol Community College, com mais de 50 anos de atividade, tem sede na cidade de Fall River e ‘campus’ em Attleboro, New Bedford e Taunton, com uma oferta académica variada em diversas áreas, nomeadamente Empreendedorismo, Educação, Ciências da Saúde, Humanidades, Ciências Sociais, Tecnologia, Engenharia e Matemáticas, entre outras.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!