Dop recebe mais uma palestra sobre Lixo Marinho

0
7
Teve lugar no auditório do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (DOP) uma Palestra Pública sobre o lixo marinho. Esta palestra intitulada “Gyre to Gaia 2014: exploring ocean plastic pollution” realizou-se no passado dia 30 e contou com a presença das palestrantes Kate Rawles, filósofa e escritora, e Stephanie Wright, da universidade de Exeter na Inglaterra, há muito envolvidas nas questões ambientais.
Seguiram de Londres para os Açores num barco com mais 11 pessoas, e ao longo da viagem foram recolhendo amostras da água do mar, para análise posterior, no sentido de averiguar se existem vestígios de microplástico no plâncton, pois este representa parte importante da cadeia alimentar marítima.
O lixo marinho tem sido uma preocupação crescente no que toca ao ambiente. Nesse sentido estas análises comprovarão o que estes cientistas têm vindo a descrever como uma catástrofe: a existência de microplástico no oceano, que afeta diretamente todas as espécies marinhas.
Segundo Stephanie, a título de curiosidade, se em 2050, o consumismo prosseguir a este ritmo teremos de ter três planetas para sustentar o lixo produzido pelos humanos. E a cada hora que passa, 3.5 milhões de garrafas de água plásticas são deitadas fora.
O objetivo desta palestra foi chamar a atenção para o impacto do plástico nos oceanos.                                                 AF

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO