Duarte Freitas anuncia nova plataforma digital facilitadora dos processos de candidaturas

0
32
DR/GRA

O Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego anunciou hoje uma nova plataforma digital que irá, a partir de janeiro, desburocratizar procedimentos e facilitar o processo de submissão de candidaturas por parte dos empresários açorianos.

“Posso avançar que está em fase de conclusão a digitalização do processo de candidaturas do Programa de Apoio à Restauração e Hotelaria para a Aquisição de Produtos Açorianos, através de criação de uma plataforma eletrónica específica para esse efeito”, anunciou Duarte Freitas.

De acordo com o governante, que falava, por videoconferência, num Fórum sobre a temática da Transição Digital, organizado pela Associação Comercial e Industrial da Ilha do Pico (ACIP), a digitalização de todo o processo de submissão de candidaturas, “é de primordial importância”, tendo em conta que as mesmas eram executadas através de diversos documentos em papel.

A nova ferramenta, a disponibilizar no início do próximo ano, apresenta várias vantagens, destacando-se a apresentação de candidaturas por via eletrónica, eliminando o papel, promovendo uma melhor gestão e mais rápida análise das candidaturas por parte dos técnicos da Direção Regional do Comércio e Indústria e, por conseguinte, fazendo chegar mais rapidamente às empresas os apoios a conceder.

“No âmbito do processo de transição digital que já está a acontecer a nível regional, nacional e internacional, não podemos ficar para trás”, frisou o Secretário Regional, considerando que se está a “desenvolver um grande esforço na transição digital dos serviços, a par do que já está feito nas áreas do emprego e da juventude”.

Na sua intervenção, o Secretário Regional disse que o momento atual é “único”, tendo em conta, por exemplo o Plano de Resiliência e Recuperação (PRR), que além dos 29 milhões de euros para a formação e qualificação profissional, disponibiliza fundos para a transição digital.

Nesse sentido, Duarte Freitas reafirmou que o Governo dos Açores tem uma estratégia bem delineada para aproveitar, com o máximo rigor, os apoios disponibilizados através daquele plano, assegurando que as políticas açorianas estão alinhadas com os propósitos delineados pela União Europeia, os quais estarão centrados nas pessoas e na sustentabilidade.

“É mais que certa a adoção, cada vez maior de tecnologias digitais, até porque as nossas crianças e jovens constituem, já hoje, grandes consumidores digitais, e é por isso que importa, dotá-los de conhecimentos e capacidades mais habilitantes, facilitadores e potenciadores da empregabilidade”, enfatizou o Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego.

Por outro lado, Duarte Freitas evidenciou a necessidade de formar especialistas em áreas que estão a surgir, como a transição energética e ambiental e no campo da sustentabilidade da exploração dos recursos, defendendo que são domínios com grande potencial de negócio focados no aproveitamento dos recursos endógenos dos Açores.

Além de recordar o espaço de debate e de grande reflexão promovido no âmbito do Fórum Regional da Qualificação Profissional: “Valorizar os Açorianos – Horizonte 2030, recentemente realizado, o governante assegurou o reforço e a melhoria do ensino e a qualificação profissional em colaboração com as entidades formadoras e escolas profissionais.