E já é Natal

0
25

E amanhã já é noite de Consoada e domingo Dia de Natal.
Com isto mais um ano que se aproxima do fim, mais 365 dias de projetos, resoluções e decisões… desejos concretizados, outros não…
Com o passar dos anos todos estes momentos ganham outra importância nas nossas vidas. Se há algumas décadas, no meu íntimo, o bonito do Natal eram as prendas debaixo da árvore e o presépio que crescia de ano para ano com mais uma ou outra peça comprada na Tulipa depois de um esforço hercúleo em convencer a minha mãe de que aquela era a tal, hoje o sorriso das crianças lá de casa é o que me enche a alma.
O jantar da Consoada em família, o almoço de Natal na casa da mãe e a sobremesa nos padrinhos.. rituais cumpridos escrupulosamente. Passar o dia 24 com a mãe nas compras de última hora, abrir as prendas nos sogros antes de ir à avó para saborear a canja tão sabiamente ainda preparada na altivez dos seus 90 anos… a cavaqueira em torno da mesa minuciosamente planeada pela tia Graça e, no fim de um repasto que dava para outros tantos que somos, uma partida de Buzz com os mais novos, sim porque apesar dos filhos também jogarem, ainda me sinto no grupo dos mais novos.
No dia seguinte é paragem obrigatória na “roupa velha” da Lúcia, regada com uma mancheia de estórias do Batista e às quais, de soslaio, torço o nariz num olhar cúmplice com o Marco ainda sobre o pertinente e astuto sentido de humor da “avó Velhinha”.
São rituais que se ganham e que dão ao Natal um verdadeiro sentido de família.
Este ano não foi a árvore de natal, ou sequer a azáfama dos presentes que me despertou para o Natal. Foram os abraços apertados que presenciei no aeroporto domingo. Dezenas de alunos regressaram a casa após meses de ausência… A Mafalda, o Paulo André, a Joana, o Marco… e outros tantos dos quais o nome não me ocorre… domingo, no terminal do aeroporto senti que estamos no Natal.
Época de dar e receber, de estar com os nossos, de sermos família.
Esta semana o Tribuna traz-lhe algumas peças dedicadas à quadra e os já habituais anúncios de boas festas.
Agradeço a todos vós, assinantes e anunciantes, que ano após ano vão estando connosco. Ainda aos nossos colaboradores que nos ajudam a enriquecer estas páginas.
A todos, e em nome desta equipa, da Alexandra e da Susana, bem como da direção, desejo-vos um Santo Natal.
Voltamos a estar juntos na primeira edição de janeiro, com notícias do que se faz por cá e por lá.
Que 2017 seja repleto de coisas boas, para vocês e para nós.
Feliz Natal!

Maria José Silva
[email protected]

[email protected]

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO