VILA FLAMENGA

0
20
blank

blank

Vilas, existem em todos as ilhas, à excepção do Faial que apenas tem uma Cidade e treze Freguesias.
E uma delas bem merecia ser elevada a Vila, já que reúne as devidas condições para tal dignidade, sem queremos entrar em escusadas comparações.
Estamo-nos a referir aos Flamengos, nome relacionado com o grupo que o primeiro Donatário, Josse de Huertere, trouxe da Flandres.
É, cremos, uma das mais, senão a mais, progressiva do nosso mundo rural.
Relativamente perto da Horta, é a única interior e consequentemente sem costa, nome este que os habitantes mais abastados deram aquele lugar, onde adquiriram terrenos e construíram casas para passarem o Verão, qual corredor para o mar.
E, por tão diversos e abundantes, os produtos hortícolas próprios da época deram origem a um sui generis mercado, animado por arraial nas tardes dominicais, popularmente conhecido por “hortas”, contando às vezes com a presença graciosa de filarmónica.
Mas se foi com o tempo, o mesmo não sucede com o tradicional São João da Caldeira, em Nicho na borda da bocarra verdejante e Ermida de interessante frontaria, no Largo Jaime Melo que é o centro da tradicional romaria, com véspera nocturna e feriado no dia 24 de Junho.
Faz parte também dos Flamengos a aprazível Quinta de São Lourenço, com pitoresca caldeira, Casa senhorial e Ermida.
Por sinal, bem aproveitada pela Junta Geral do então Distrito Autónomo da Horta, ali instalando os Serviços Agro-pecuários, ainda hoje de apreciado contributo para o desenvolvimento das ilhas do Oeste açoriano.
Nos ditos terrenos mas à beira da estrada regional, e já em tempo da Autonomia, foi criado o Jardim Botânico do Faial que depressa cresceu e ultrapassou a fronteira açórica, tornando-se muito conhecido, na Europa Central.
E a tal ponto que Casal finlandês lhe doou a segunda maior colecção de Orquídeas na Europa.
Concluindo o sector económico, a moderna Fábrica de Panificação instalada pelo industrial Armando Luís no centro da Freguesa.
Passando à Educação, de salientar a prometedora iniciativa do Dr. Costa Garcia, ilustre faialense nascido no Vale, ao promover as Escolas Comunitárias, um projecto piloto que teve no Governador Freitas Pimentel o merecido apoio, conseguindo do Ministro da Educação a abertura dos edifícios escolares ao Ensino continuado, após fecho diário dos mesmos, o que constituiu então autêntica lança em Africa.
Dos vários Cursos ministrados gratuitamente, todos de muita aceitação na Ilha, porém, tamanho foi o interesse feminino pelo da culinária que terá levado o Governo Central a avançar com a Extensão Agrária que também chegou ao Faial.
No campo social, o amplo Polivalente muito solicitado para empreendimentos recreativos e culturais.
No Desporto, o Futebol Clube dos Flamengos, mais dedicado à popular modalidade, tem representado condignamente a Freguesia, com Campeonatos ganhos e participações na difícil serie Açores.
Na Arte musical, de salientar a prestigiosa Nova Artista, uma das principais filarmónicas da Ilha e que tem tido distintos e dedicados Maestros, como João Ramos e Manuel Gaudêncio.
Paróquia que existirá desde que católicos, da Flandres e de Portugal vindos, se radicaram no acolhedor Vale, e que tem agora um restaurado Templo, erguido em lugar privilegiado, na margem alta da Ribeira onde desaguam as límpidas águas da nascente das Bicas e atravessada por vistosa ponte de dois aros.
Junto à dita, o Império a que deu nome, quiçá o primeiro entre outros, como os da Cruz do Bravo e do Farrobo que, de fins da Primavera e princípios de Outono, são prolongamento da Fé do Povo dos Flamengos que tem na sua Igreja o fulcro de grande religiosidade, bem expressa na Festa da Padroeira Nossa Senhora Luz.
E mais havia a dizer, mas julgo que o já escrito é suficiente para fazer pensar os flamenguenses, por sinal, os que mais se deveriam orgulhar-se da elevação da sua Freguesia a Vila que até poderia ser chamada Flamenga.

à margem
Vila Flamenga! Não seria, para o Natal de 2017 uma linda Prenda de Natal do Menino Jesus?

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!