É preciso investir na aprendizagem ao longo da vida

0
16

Teve lugar na passada sexta-feira, na Biblioteca e Arquivo Regional João José da Graça, uma conferência intitulada “Gerações Saudáveis e Solidárias fazem pessoas felizes e melhores sociedades”.

Luís Paulo Alves, um dos oradores, começou por lembrar o motivo desta conferência “estamos aqui porque a estrutura demográfica da União Europeia tem-se vindo a alterar e isto traz-nos certas problemáticas”.

Também falou de um dos pontos mais debatidos neste encontro que foi o facto de ser necessária uma interligação entre as gerações mais novas com as gerações mais antigas, havendo, desta forma, um equilíbrio geracional.

Teresa Medeiros, pró-reitora da Universidade dos Açores para a aprendizagem ao longo da vida, apresentou a temática “Envelhecimento activo, bem-estar psicológico e satisfação com a vida”. Esta conferencista começou por afirmar que “as sociedades contemporâneas têm que aprender a lidar com certas situações, sendo uma delas, o envelhecimento”.

“O envelhecimento é uma conquista e um desafio do século XXI”, salientou Teresa Medeiros, realçando o facto de ser mais acentuado nas zonas mais desenvolvidas, nomeadamente a Europa, que actualmente é a região mais envelhecida.

Actualmente, os idosos vivem mais, são mais activos e mais produtivos, exemplo disso é a esperança média de vida que tem vindo a aumentar ao longo dos anos. Hoje em dia a esperança média de vida é de 77 anos para os homens e de 83 para as mulheres. Nos Açores, 13% da população corresponde a pessoas com mais de 65 anos, “há ilhas muito envelhecidas, nomeadamente Corvo, Flores e Pico”, lembrou a pró-reitora da aprendizagem ao longo da vida.

O último orador da noite foi João Ribeira com uma apresentação intitulada “Alzheimer a doença do século XXI”, onde descreveu a doença e apresentou dados estatísticos sobre esta doença. É importante realçar que, actualmente, existem cerca de 90000 pessoas com Alzheimer, em Portugal.

Os três oradores, no fim da noite, lembraram que é necessário fomentar a aprendizagem ao longo da vida, “integrando o passado, aceitando o presente e planeando o futuro”, disse Teresa Medeiros.




O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!