ECOXXI – Municípios Sustentáveis – Câmara da Horta renova galardão pela quarta vez consecutiva

0
23
Município da Horta recebe pela 4.ª vez o Galarão ECOXXI

O Município da Horta voltou a receber o galardão ECOXXI – Municípios Sustentáveis que reconhece o trabalho desenvolvido pela Autarquia durante o ano de 2018 em prol  do desenvolvimento sustentável.

Decorreu na passada sexta-feira, no Palácio da Lousã Boutique Hotel na Lousã, a cerimónia do Galardão ECOXXI 2019, que pela quarta vez consecutiva premiou o Município da Horta em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, no concelho, ao nível da promoção da sustentabilidade, através da adoção de boas práticas ambientais.


“A atribuição do galardão ECOXXI é um motivo de orgulho não só para o Município, mas sobretudo para todos os faialenses pelo empenho que têm dedicado à preservação da qualidade da vida ambiental no seu concelho, através da adesão aos vários projetos que anualmente a autarquia promove nesta área, sobretudo ao nível da separação e triagem de resíduos”, afirmou o presidente da Autarquia, José Leonardo Silva.
O ECOXXI é um programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE) desde 2005, dirigido principalmente aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local.
Este galardão visa a identificação e o reconhecimento de boas práticas de sustentabilidade, valorizando a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental.
Segundo a página oficial do galardão “a avaliação das ações, práticas e políticas realizadas em diversos domínios da sustentabilidade, baseia-se num sistema de 21 indicadores desagregados em 65 subindicadores, e é realizada por um conjunto de pessoas e entidades que integram a Comissão Nacional ECOXXI e que se agregam em júris especializados”.
Ainda em 2019, e à semelhança de anos anteriores, o Município da Horta já ostentou outros galardões, da ABAE, de âmbito ambiental, como seja a bandeira azul, hasteada nas zonas balneares de Varadouro, Castelo Branco, Praia do Almoxarife e Porto Pim.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO