A ilha do Faial recebeu, na tarde ontem, o “Fórum ODS 4: Educação de qualidade no espaço da língua portuguesa”.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal da Horta, em parceria com a Universidade Aberta, pretendeu estabelecer um momento de reflexão sobre os principais desafios educativos e pedagógicos dos dias de hoje e o papel da língua portuguesa como veículo de desenvolvimento político e social e de crescimento pessoal.
Considerando que “a educação é a base para uma sociedade saudável e evoluída e apresenta-se como o verdadeiro elevador social”, o Presidente da Câmara Municipal da Horta destacou que para alcançar os objetivos consagrados no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), a colaboração entre os diferentes agentes educativos é fundamental para criar espaços de cooperação para uma Cidade Educadora.
“Para o Município da Horta, Cidade Educadora é a afirmação de que todos contam. De que é sempre possível fazer melhor e deixar uma marca que mobilize os cidadãos, promovendo a inclusão e a equidade e apresentando propostas concretas que permitam identificar e mitigar os diversos fatores de exclusão”, frisou Carlos Ferreira.
Para além do autarca faialense, o painel foi composto pela Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, o Vice-Reitor para os Assuntos Institucionais e Comunidades de Língua Portuguesa da Universidade Aberta, João Caetano, e pelo Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), João Ima-Panzo.
Na sessão, que foi transmitida via telemática e que contou com a participação de duas turmas da Escola Profissional da Horta, foi possível estimular e estreitar o debate entre as comunidades educativas e os atores multinível sobre as ameaças e oportunidades no espectro educativo e na salvaguarda do património da língua portuguesa, através da apresentação de estratégias adaptativas e perspetivando modelos educativos emergentes potenciadores de formas de desenvolvimento mais equitativas, sustentáveis e robustas.














